Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Dia Mundial da Alimentação
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2011/10/281267 leram | 0 comentários | 107 gostam
O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado na 6ª feira, 14 de outubro, com uma série de atividades propostas pelos subgrupos de CN, ET e Ed.Esp. e os projetos PES, Eco-escolas,CPC, Becre e o clube de artesanato.
À entrada da escola, realizou-se uma exposição com: documentos e folhetos; trabalhos realizados pelo clube de artesanato; venda de alimentos, frutas e frutos secos em embalagens recicladas pelos alunos do 9ºano; bolo de marmelo, marmelada e compota de abóbora feitos pelos alunos da Educação Especial.
Para envolver a comunidade escolar na promoção de hábitos alimentares saudáveis, nomeadamente o consumo de frutas e vegetais, foi feito o convite aos pais para almoçarem na cantina (sopa, vegetais e fruta). Quarenta pais aceitaram o desafio, tendo a sua presença sido distribuída pelos dois turnos de refeições. De realçar que a cantina, este ano, serve uma média de 400 refeições por dia.
Foi feita a distribuição de dois folhetos informativos por alunos do CPC e professores do PES, em que um apelava para os benefícios do consumo de legumes e fruta para a saúde “Saber comer é saber viver: ponha mais fruta e vegetais na sua vida” e o outro folheto “Unidos contra a fome” fomentava a consciencialização da fome e da desnutrição no mundo e procurava levar à adoção de medidas para combater a fome.
Nas aulas de Ciências da Natureza, dois alunos de cada turma do 6º ano foram levar à sua homónima do 5ºano uma cesta de maçãs e pacotinhos de leite (graças ao amável patrocínio do Pingo Doce), lendo e distribuindo pelos alunos algumas quadras alusivas feitas para o momento: Para que cresças forte e sadio/ para que possas brincar/ regras de alimentação/ nós te vamos ensinar!// Refeições a horas certas/ comer bem ao levantar/ de manhã e à tarde/ também é preciso merendar// Em qualquer refeição/ comer fruta e vegetais/ têm muitas vitaminas/ água e também sais minerais// Legumes, frutas e cereais/ celulose também te dão/ ajuda o teu intestino/ facilitando a digestão// Fígado, ovos e leite/ dão-te as melhores proteínas/ fazem crescer os músculos/ dos meninos e das meninas.
Nesse dia, os professores foram igualmente convidados a degustar uma maçã “Coma pela sua saúde”. Em articulação com o Eco-Escolas, um grupo de alunos sensibilizou a comunidade para a sustentabilidade do planeta usando coletes refletores com mensagens alusivas coladas nos mesmos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe