Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Dia da Escola em Família -Espetáculo Multicultural
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/07/21446 leram | 0 comentários | 124 gostam
A 31 de maio, realizou-se mais um Dia da Escola em Família com mostra pedagógica em vários espaços da escola, a praça da alimentação e o espetáculo inserido no Dia Multicultural subordinado ao tema “Portugal, meu país de mil tradições”.
Foram múltiplas as exposições: na EV1- Ev-Et e projeto Educação para a Saúde- exposição de cartazes e outros trabalhos e funcionamento de ateliê livre para pais e alunos; na mesma sala, num outro espaço, o grupo de CN2Mat2 apresentação de trabalhos no âmbito da Metodologia de Projeto dessas disciplinas; na BE, alunos do pré e do pri, exposição de trabalhos relativos ao projeto SOBE, às metas curriculares e ao tema do espetáculo “Portugal, meu país de mil tradições”; na entrada do Polivalente- exposição da 13ª edição dos Jogos Florais; nos placares do corredor- exposição de trabalhos do Clube de Prot. Civil, Eco-Escolas e EV3.
Junto ao campo de jogos, funcionou a praça da alimentação- a favor da Educação Especial, nomeadamente para a cadeira elétrica do Carlinhos, tendo nela participado a Educação Especial, escolas do pré-pri, a oficina do aluno empreendedor com o grelhador de chouriços e boa broa e ainda t-shitrs com bordados de Guinmarães (o proj. deste ano), a barraca da Dete e ainda a barraca de LE2- Francês e Espanhol, com produtos autênticos, venda de crepes com vários sabores, laranjada e limonada da Bimbo e a paella (feita pela Educação Especial). Foram múltiplos os manjares que se puderam degustar ao longo do dia, antes do espetáculo e depois deste, desde os salgados aos doces –paella, caldo verde, pizza, chouriço assado, bolos diversos, crepes e bebidas…
De realçar que todos os alimentos confecionados foram feitos com produtos oferecidos pelos fornecedores da escola - Frutas S. Cristóvão, Vanibru, Lardomus, Gelbranco, Miracorvo Talhos e ainda pelas grandes superfícies das Taipas- Intermarché e Pingo Doce.
Como já acontece há alguns anos, o Dia Multicultural, sudordinado ao tema “Portugal, meu país de mil tradições”, incluiu, para além do espetáculo, exposições das várias escolas do pré e do pri de acordo com a região portuguesa que lhes coube: Beiras (EB S.Lourenço), Trás-os-Montes (EB Longos), Douro (EB Charneca), Ribatejo (EB S.Clemente), Alentejo (EB Pinheiral) e Algarve (EB S.Martinho).
Os alunos dançaram, tocaram e cantaram ao som de várias músicas do folclore português: “Senhora do Almurtão” (Beiras), “Repasseado” dos Pauliteiros de Trás-os-Montes, “Chula Rabela” do Douro, “Erva Cidreira” da Tonicha-Ribatejo, “As meninas da Ribeira do Sado” (Alentejo), “Eu ouvi um passarinho” (Alentejo), “Corridinho do Algarve”…
Foi um dia em família muito bem passado, onde o convívio existiu ao longo do dia, de manhã até perto das seis horas da tarde, quando os retardatários acharam que a festa tinha de acabar.
Estão de parabéns todos quantos contribuíram para este dia maravilhoso que rendeu quase 700€ para a cadeira elétrica do Carlinhos.
Até para o ano!

Vejam o vídeo:


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário