Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Em março desfolham-se leituras e pintam-se ideias
Por Teresa Castelo Branco (Professora), em 2018/05/03640 leram | 0 comentários | 168 gostam
Ao longo do mês de março decorreram atividades ligadas aos livros e leituras nas diversas escolas do nosso agrupamento.A semana da leitura desdobrou-se em duas, semana concelhia de leitura e semana nacional de leitura, entre 5 e 12 de março.
No dia 5 de março, uma segunda-feira, teve início a Semana da Leitura. Dinamizada pela rede concelhia de bibliotecas de Guimarães, cujo tema era "Leituras no feminino", promovendo a igualdade de género, procedeu-se à sua abertura com a leitura de um texto sobre Malala e a importância da educação para o empoderamento feminino, bem como uma poesia de Sophia de Melo Breyner, pelas 11 horas da manhã em todas as escolas deste concelho.
A biblioteca escolar, sediada este ano na Escola Secundária das Taipas, iniciou um projeto de leitura com alunos do 2º ciclo, 6º ano, subordinado a este tema "Leituras no feminino". Com a ajuda do professor Alexandre Reis, ilustrador e professor de Educação Especial nesta escola,realizou-se um pequeno workshop onde as alunas aprenderam algumas técnicas de desenho para proceder à representação de mulheres de destaque estudadas nas sessões do projeto e escolhidas por elas como representativas deste tema. Este atelier de ilustração foi bastante produtivo e permitiu a realização do cartaz representativo da nossa semana da leitura.
A partir daí, proliferaram leituras diversas, em que os alunos foram as estrelas, brilhando em atividades cujo suporte eram os livros.Para além deste tema específico, a Semana da Leitura nacional, promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), tinha como mote "Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!".

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe