Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Entrevista Manuel Castro - BELO INOX
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2012/06/081492 leram | 0 comentários | 178 gostam
A 28 de maio, os pequenos jornalistas do 6ºD visitaram a Belo Inox e ouviram o seu dono contar a História da sua vida.
Orgulhoso das suas raízes (os pais eram lavradores), Manuel Castro Falou-nos da luta que travou e dos momentos difíceis por que passou ao longo da vida até atingir o patamar que se propôs. Forjado e temperado nas dificuldades, seguiu os valores paternos de as enfrentar com coragem, sem cruzar os braços, sempre numa perspetiva de honrar o seu nome.
Foi vendedor de carros mas o seu fito foi sempre ter uma empresa. E fundou a Horácio & Castro, uma fábrica de cutelarias em S.Clemente de Sande, mas não há como ter um negócio próprio, porque as sensibilidades, os objetivos das pessoas são diferentes. Fez uma proposta ao sócio e vendeu a sua quota.
Então, soube que a Belo Inox estava à venda e comprou-a por 75.000€. Concorreu ao IAPMEI, mas o projeto não foi aprovado. Não baixou os braços e recorreu à banca e venceu. Hoje, não deve nada a ninguém e apostou na automatização, na tecnologia e no fabrico de talheres de qualidade de média e alta gama.
Com 60 funcionários (a administração incluída), se não fosse essa aposta, necessitaria de 200 funcionários para fazer o mesmo trabalho.
Apostando num marketing agressivo, direto, atual, a Belo Inox vende cerca de 80% do seu produto para 30 países dos quatro continentes.
E é o próprio IAPMEI que, em 2009, reconhece o mérito à empresa atribuindo-lhe o prémio de excelência e certificando-o, em anos posteriores, como líder na área das cutelarias.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe