Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Carlos Sá na EB 2,3 de Caldas das Taipas
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2011/12/14863 leram | 0 comentários | 133 gostam
Inserido nas comemorações do dia Internacional das Montanhas - 11 de dezembro - (comemorado nesta escola entre os dias 12 e 15 de dezembro), o atleta Carlos Sá esteve nesta escola a fazer uma palestra.
O convite foi feito pelo subdepartamento de Geografia e, mais uma vez, Carlos Sá, um dos melhores montanhistas do mundo, teve uma presença cheia de humildade e simplicidade, procurando mostrar aos jovens que estiveram na sessão (7ºH, 8ºF, 8ºH, 9ºB) o seu amor ao desporto, pois, como referiu “o montanhismo é a essência do desporto no estado puro” em que o que se disputa é um troféu, não havendo prémios monetários. Só pode ser mesmo por amor ao desporto que este atleta (e outros como ele), sem patrocínios e sem ninguém que os ajudem, andem nas maratonas e nas escaladas, enfrentando os climas mais adversos e chegando aos limites da resistência humana, passando fome, frio, calor, cansaço e decidindo, por vezes, em situações críticas, se devem continuar ou não em prosa.
 Carlos Sá é praticante de diversas actividades de montanha, com especial destaque para o Ultra Trail.
Ao longo dos seus treinos para as suas atividades de montanha foi descobrindo o gosto pela corrida no meio da natureza, e das montanhas em particular, tornando-se atleta de longas distâncias (bem superiores aos 42,125km da maratona – Ultra Maratonas) percorrendo os mais diversos tipos de trilhos, na maior parte das vezes inacessíveis a outros meios que não a pé, e com grandes desníveis (Trail).
Carlos Sá, ao longo do ano de 2010, tornou-se no mais conceituado Ultra Trailler português de todos os tempos, e 2011 colocou-o na galeria dos notáveis a nível internacional pelos enormes feitos alcançados, sobretudo pela quantidade de provas realizadas ao mais alto nível, e com excelentes resultados, em tão curto espaço de tempo.
Entre outras salientem-se:
-a MDS - Marathon des Sables - a mais dura prova de sobrevivência do mundo que se realiza no deserto marroquino. Os 250km em autonomia obrigam os atletas a carregarem consigo tudo quanto necessitam para os 7 dias de prova em pleno deserto: alimentação, material de saúde (primeiros socorros), saco cama, etc. A organização apenas fornece 12 litros de água por dia. Carlos Sá foi o 8º classificado na sua primeira experiência, e o 3º não magrebino.
 -a UTMB – Ultra Trail Mont Blanc – a mais importante das ultras maratonas do mundo, que parte da capital do alpinismo Chamonix, e circunda todo o maciço do Monte Branco, passando por Itália e Suíça antes de regressar ao ponto de partida. São 170 km com cerca de 20 mil metros de desnível acumulado, passando por altitudes bem superiores aos 2000 metros. Este ano, os atletas enfrentaram temperaturas negativas, ventos muito fortes, e neve. Para o UTMB, só os atletas que provam ter terminado outras provas com grau de dureza que sejam pela organização consideradas aptas para serem provas qualificativas, podem tentar a sua inscrição. Dos cerca de 7000 atletas que tentaram a sorte, só 2300 conseguiram entrar no sorteio. Carlos Sá foi o 5º na sua estreia nesta prova, considerada por muitos os Jogos Olímpicos da modalidade.
No fim da palestra, Carlos Sá deixou uma mensagem para os alunos da escola que poderá ser vista online e concedeu uma entrevista aos pequenos jornalistas do 7ºH, que poderá ser ouvida n’O Pequeno Jornalista Online. No fim, houve a sessão de autógrafos.

Amostra da última presença nas TV's:

http://www.youtube.com/watch?v=z2bLoFkNkxo&feature=youtu.be


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe