Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Visita de estudo à ETA da Vimágua
Por José Fonseca (Professor), em 2015/04/12808 leram | 0 comentários | 221 gostam
Os alunos dos 8.os(A, B, C e E) visitaram, no dia 9 de abril (5ª-feira), a Estação de Tratamento de Água da Vimágua, situada em S. Eufémia de Prazins.
Durante a visita tiveram a oportunidade de observar a localização do dreno no rio Ave, os locais da filtração com areia e os pontos de injeção de cloro e cal. De seguida, efetuaram a visita aos reservatórios de água tratada, do cloro e da água de cal.
Foi-lhes explicado o modo como funciona a rede de distribuição da água; a Vimágua abastece de água os concelhos de Guimarães e de Vizela.
Neste ano de 2015, puderam, pela primeira vez, visitar a nova unidade de ultrafiltração. Observaram as membranas de ultrafiltração que são compostas por filamentos com poros microscópicos de tal modo que constituem uma barreira física para as partículas em suspensão e para os microrganismos como bactérias, protozoários e vírus, produzindo água que pode ser consumida com absoluta segurança.
No final, o engenheiro Francisco Silva da Vimágua alertou para a excelente qualidade da água da rede pública no concelho. Por isso, recomendou o consumo de água da rede em detrimento da água engarrafada. A presença de cloro na água da rede é a garantia de que está própria para consumo. Se porventura o sabor a cloro for incomodativo, deve-se, logo pela manhã, encher um jarro com água para o cloro evaporar e, à hora do almoço, está ótima para beber.
Com esta visita, ficaram a conhecer os “preparativos” de que a água necessita, até chegar às torneiras das suas casas e da Escola!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe