Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Amadurecer com style
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/03/29653 leram | 0 comentários | 190 gostam
“Amadurecer com Style” foi o nome da ação de formação para o pessoal docente, dinamizada pela enfermeira Ricarda da UCC Sol Invictus, parceira do SET no PES, na Escola Básica das Taipas, a 24 de março, pelas 14.30 horas.
Foram 25 os docentes presentes que ouviram falar de um problema que afeta as mulheres “maduras” que estão na fase da pré, da menopausa ou que já a passaram. Que mudanças atingem as mulheres tanto a nível físico como psicológicas foram focadas e discutidas.
Foi num ambiente descontraído que se ficaram a conhecer os 7 anões da menopausa: coceira, mau humor, suor, inchaço, sonolência, esquecimento, loucura e se realizaram exercícios para desenvolver o conhecimento dos outros e a autoestima.
Sendo a mulher estrogénica por natureza, quando os estrógenos falham, surge a gordura à volta da barriga resultante do estrono que vai tentar compensar o que deixou de ser produzido pelos ovários.
Foram duas horas “divertidas” em que algumas das presentes reconheceram já terem experimentado alguns dos sintomas, na certeza de que todas sofrem de dois- o esquecimento e a loucura- que, no caso, nada têm a ver com a menopausa mas com a profissão que exercem: educadoras e professoras. O 1º começa a sentir-se no 2º período de cada ano letivo e o 2º é intrínseco à pessoa, uma vez que, hoje em dia, só quem for “louco” abraça esta profissão.
A mulher é, realmente, o ser humano por excelência, extremamente rica até nos diferentes períodos do seu desenvolvimento, principalmente porque é a única geradora de vida, apesar de ser necessário o tal “espermatozoidezinho”.
Por isso, a última frase projetada é extremamente rica de sentidos: “Todos nós já nascemos ricos. Feliz de quem compreende isso e procura aumentar a sua fortuna.”


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe