Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Concursos de Leitura Expressiva
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/03/25515 leram | 0 comentários | 247 gostam
No âmbito da Semana da Leitura, o 3º ciclo realizou, nos dias 17 e 18 de março, os Concursos de Leitura Expressiva para cada um destes anos de escolaridade: contos tradicionais para o 7º, poesia para o 8º e textos dos Lusíadas e afins para o 9ºano.
No dia 17 de março, pelas 10.00h, com a presença na BE das turmas do 8ºA e do 8ºC, realizou-se o concurso do 8º ano- Poesia, tendo abarcado alguns grandes poetas portugueses como Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Régio, Camões, Manuel Alegre, António Gedeão, João Pedro Mésseder, Alexandre O’Neill, Nuno Júdice, Natália Correia, Adília Lopes, com a presença de dezassete alunos. A apresentação esteve a cargo do 8ºA que começou por fazer uma introdução em PPT, tendo cada aluno da turma sido chamado a ler excertos poéticos de variados autores. A classificação foi a seguinte: José Pedro Marques do 8ºC foi o 1º classificado e as gémeas do 8ºF, Ana Luísa Marques e Ana Raquel Marques, ficaram nos 2º e 3º lugares respetivamente. Fizeram parte do júri os professores: Mário Rodrigues, Carlos Monteiro e Nair Ferreira.
No dia 17 de março, pelas 15.00 horas, os alunos do 7ºano leram Contos da Literatura Oral Portuguesa. Foram catorze concorrentes e os três primeiros classificados ficaram assim distribuídos: Maria João Fernandes do 7ºE (1º lugar), Ana Margarida Oliveira do 7ºC (2º lugar) e Ana Beatriz Ferreira do 7ºC (3º lugar). O Júri foi constituído pelas professoras de línguas: Manuela Fernandes, Teresa Castelo Branco e Teresa Lopes.
No dia 18 de março, pelas 10.00 horas, os dez concorrentes do 9º ano leram textos de Educação Literária do 9ºano: excertos dos Lusíadas, poesias da Mensagem de Fernando Pessoa… Os vencedores foram: 1º lugar Jade Corrêa do 9ºG, 2º Carla Salgado da mesma turma e, em 3º lugar,Inês Manuela Gama do 9ºF. Fizeram parte do júri os professores: Mário Rodrigues, Teresa Castelo Branco e Teresa Portal.
Os alunos foram selecionados em cada uma das turmas pelos professores da disciplina de Português entre os melhores alunos ou entre aqueles de boa vontade que se interessaram por participar.
Aos primeiros classificados foram atribuídos diplomas de participação.
O gosto pela leitura é, sem dúvida, uma das metas do Português a implementar nos nossos jovens.
Parabéns a todos os participantes. Boas leituras.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe