Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Concertos Pedagógicos
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/03/25589 leram | 0 comentários | 180 gostam
No dia 13 de março, no Campus de Azurém da universidade do Minho, os Concertos Pedagógicos surgiram mais uma vez, de forma ativa, para despertar o sentido e o gosto pela música nos alunos, ...
...assim contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, a atenção e a concentração, a socialização e o sentido estético.
Após um de interregno de dois anos consecutivos (2013-2014),foi com grande prazer que se assistiu à retoma dos já frequentes concertos durante a última década, uma parceria da Câmara Municipal de Guimarães e da Academia Valentim Moreira de Sá.
Este ano, a Orquestra do Norte apresentou um programa musical “Composição da Fábrica de Sonhos”, programa esse que foi extremamente motivador para os jovens, que estiveram muito atentos ao maestro, a todas as explicações sobre a apresentação dos instrumentos, a forma como se executam, as várias famílias que compõem uma orquestra, a utilização da música em vários campos, nomeadamente para dar ênfase à visualização de filmes.
Ouviram-se, pois, alguns excertos de alguns dos temas mais conhecidos do mundo da Sétima Arte pela orquestra (Fantasma da Ópera, Titanic, Pantera Cor de Rosa, James Bond, Rei Leão, Bela Adormecida… entre outros) com o objetivo de dar a conhecer os diferentes instrumentos da orquestra e a sua utilização na música de filmes, bem como destacar a importância da música orquestral no Cinema.
Os alunos vinham fascinados com o concerto.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe