Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Páscoa Florida - Concurso de Tapetes e Mesas…
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/03/25772 leram | 0 comentários | 230 gostam
No último dia de aulas, vinte de março, a Páscoa Florida- concurso de tapetes e mesas de Páscoa, atividade de encerramento das aulas do 2ºperíodo, realizou-se pelo 21º ano consecutivo, tendo recuperado o nome inicial.
A atividade iniciou-se, em 1994, com o projeto Inovar Educando/ Educar Inovando “A Escola como uma minicidade” e, este ano, o S.Pedro foi um grande compincha, presenteando-nos com um dia de sol apesar de frio, entusiasmando ainda mais os alunos que não deixam de surpreender.
Sendo facultativa, a grande maioria dos alunos esteve presente como sempre e nela revelaram o que têm de melhor, mostrando-nos que criatividade é sinónimo de juventude. Mais uma vez, os alunos esmeraram-se na feitura dos tapetes e das mesas, onde a fantasia e a imaginação imperaram, não só no aspeto visual como cromático dos tapetes que, utilizaram a reciclagem de vários materiais (este ano, o corpo de um coelho era feito com cascas de laranja!)…e as mesas de Páscoa primaram pela originalidade, pela mensagem e pelo conteúdo: cheias de coisas boas e caseiras, os doces da região, os bolos, os bolinhos de coco e os alimentos de ocasião que não podem faltar aos jovens - as batatas fritas, os refrigerantes e a coca-cola.
É salutar a competitividade que se gera todos os anos por esta altura e os resultados são bem visíveis: belos tapetes e mesas de abrir o apetite. Este ano, somente as turmas do 2º ciclo e do 7ºano se agruparam duas a duas, tendo as do 8º e 9º anos sido distribuídas pelas restantes salas. O júri do concurso, com professores (Diretor, subdiretora, assessora da direção, coordenadora da BE), funcionárias (Coordenadora técnica e encarregada operacional)e a presidente da Associação de Estudantes, levou em conta os seguintes critérios: originalidade, diversidade de materiais e harmonia do conjunto.´
Em muitas salas, o júri recebeu mensagens alusivas à festa feitas pelos alunos e o vocacional voltou a utilizar uma das áreas do curso (as Cutelarias) para a sua mesa de Páscoa, com “talheres” feitos por eles.
Como era de esperar, o concurso levou os obreiros a trabalharem mais afincadamente nas suas obras-primas, tanto no que respeita aos tapetes como às mesas. Os prémios, meros certificados, pois o que interessa é a “competição saudável” e a participação, foram atribuídos por ciclos.
CLASSIFICAÇÃO DOS TAPETES:
2º CICLO: 1º lugar- 5D-5E; 2º lugar- 6E-6F; 3º lugar: 5A-5F.
3ºCICLO: 1º lugar- 8B; 2º lugar- 9C; 3º lugar ex-aequo: 7A-7H e 7C-7F.
CLASSIFICAÇÃO DAS MESAS DE PÁSCOA:
2º CICLO: 1º lugar: 5D-5E; 2º lugar: 5A-5F; 3º lugar: 5B-5C.
3º CICLO: 1º lugar: 7C-7F; 2º lugar: 9D-9E; 3º lugar: 9A.
Seguiu-se o convívio entre alunos e professores à volta das mesas.
Em qualquer dos concursos, os alunos estiveram de parabéns, pois esta atividade tão tradicional (e muito apreciada já pela inspeção) continua a ser um espetáculo digno de nota e uma das actividades que já entraram no Plano Anual de Atividades por mérito próprio.
Feito o balanço final, toda a comunidade escolar foi unânime em considerar que a Páscoa Florida, nome original retomado, que também faz jus à Primavera da fecundidade e da renovação, deve ser uma das atividades a manter no PAA do próximo ano, atendendo ao amplo envolvimento de todos.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe