Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Final da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2015/01/151402 leram | 0 comentários | 921 gostam
A Escola Básica das Taipas apresentou ao público a Final da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura, realizada pelo 9º ano consecutivo, que decorreu na sexta-feira, 9 de janeiro, pelas 21h, na biblioteca.
Do programa desta final, apresentada pelo Gonçalo Antunes e Catarina Oliveira do 9ºE, coadjuvados pelo professor Carlos Monteiro (coordenador do PNL do AET), constou uma prova de leitura expressiva, seguida de uma questão oral de resposta aberta, sobre uma das duas obras a concurso -"O Príncipe e o pobre" de Mark Twain e "O Promontório da Lua" de Alice Vieira, à escolha de cada um dos dez finalistas, que foram previamente selecionados por uma prova escrita. A participação dos alunos foi muito boa, nomeadamente a parte da leitura.
Foram finalistas os alunos: Tatiana Cardoso (7ºD), José Pedro Bravo (8ºA), José Pedro Marques, Daniela Macedo, Liliana Freitas e Paulo Jorge Ferreira (8ºC), Mara Lima e Sofia Pereira (8ºD), Ana Raquel Marques e Eduarda Mendes (8ºF).
A Daniela Macedo e o José Pedro Marques classificaram-se em 1º e 2º lugares, respetivamente, e a Sofia Pereira do 8ºD garantiu o 3ºlugar, tendo sido estes alunos apurados para a fase distrital.
Os momentos musicais intercalares foram assegurados pelo professor José Maria Gomes, adjunto da direção e pelas alunas Ana Isabel Oliveira e Eduarda Silva do 9ºE, convidados para o efeito. A intervenção da Ana e da Eduarda com viola e canto foram particularmente apreciadas pelo público composto por pais e alguns professores da escola.
O júri foi constituído pelos professores: Mário Rodrigues (diretor do AET), Teresa Portal (subdiretora e Professora de Português), Martinho Afonso (coordenador do Departamento de Línguas e professor de Português), Teresa Castelo Branco (coordenadora da Biblioteca e professora de Português) e Esperança Marques, mãe em representação da Associação de Pais.
O objetivo desta atividade visa fomentar o gosto pela leitura, contribuir para elevar os níveis de literacia do nosso país e selecionar três concorrentes para representar a escola na fase distrital e, eventualmente, na final nacional deste mesmo concurso, promovido por uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Municipais e Escolares e a RTP.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe