Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Halloween na Escola das Taipas
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/11/07436 leram | 0 comentários | 135 gostam
A 31 de outubro, viveu-se o Halloween, com os concursos das bruxinhas (6ºano) e das abóboras (5ºano), na Escola Básica das Taipas.
No jardim, à entrada da escola, a exposição de abóboras (Lanternas de Jack) encheu os olhos de todos quantos cruzaram os portões com o seu colorido e a criatividade dos jovens.
No polivalente, esteve patente a exposição de bruxas do 6ºano de escolaridade. A diversidade dos materiais e a criatividade dos jovens também foi evidente.
O Concurso das bruxas foram vencedores: Mafalda Miranda do 6ºC (1ºlugar), Anita Miguel do 6ºF (2ºlugar) e Mara Gomes do 6ºA (3º lugar).
Os vencedores do Jack-o´-lanterns Contest foram: 1º- Leonor Freitas do 5ºF, 2º- José Fernandes do 5ºD e 3º- João Cravo do 5ºB.
A origem da festa de Halloween data da época dos antigos festivais Celtas de solstício de verão. Este povo que viveu há 2000 anos na área que hoje é a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França, celebrava o seu ano novo em 1 de novembro. Este dia marcava o fim do verão e da colheita, e o início do inverno escuro e rigoroso, uma época do ano que foi sempre associada com a morte. Os Celtas acreditavam que na noite anterior ao ano novo, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava ténue. Na noite de 31 de outubro, eles celebravam um ritual chamado Samhain (palavra de origem gálica que significa novembro), onde eles acreditavam que os fantasmas dos mortos retornavam para a terra. Além de causar confusão e prejuízos para a colheita, os Celtas pensavam que a presença dos espíritos tornava mais fácil para os sacerdotes druidas fazerem as suas previsões sobre o futuro. Como eram um povo dependente do mundo espiritual, estas profecias eram fonte importante de conforto e direcionamento durante o longo inverno. Para comemorar o evento, os sacerdotes druidas faziam enormes fogueiras, onde as pessoas se reuniam para queimar oferendas (parte da colheita) e sacrificar animais para as suas divindades.
A história das abóboras terá tido origem na antiga lenda Irlandesa sobre Jack, o bêbado. Um dia, em que deambulava pela floresta, enganou o diabo para conseguir algumas frutas de uma árvore. Depois da ajuda, Jack esculpiu uma cruz na árvore e o diabo ficou lá preso. Então, ele fez um acordo com o diabo para que este deixasse a sua alma em paz quando ele morresse. Mas o tiro saiu-lhe pela culatra e, quando ele morreu, o céu também não o aceitou. Então ele pediu ao diabo que o deixasse entrar mas, em vez disso, o diabo deu-lhe um pedaço de madeira em brasa. O Jack carregava a brasa num nabo oco, para iluminar o seu caminho, pois ele vagava através de uma escuridão eterna na Terra. Finalmente, o nabo foi substituído por uma abóbora nos Estados Unidos e tornou-se a Jack o'Lantern moderna. Tornou-se popular nos Estados Unidos, depois que os imigrantes irlandeses descobriram que as abóboras eram muito mais fáceis de esculpir que os nabos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe