Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

A Terra Treme-exercício da ANPC
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/10/13754 leram | 0 comentários | 218 gostam
A 13 de outubro, pelas 10.13 horas, realizou-se, na escola, um exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico.
Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em parceria com diversas entidades parceiras, públicas e privadas, e inserido nas celebrações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (http://www.unisdr.org/we/campaign/iddr ), este exercício propunha-se envolver a comunidade escolar na preparação para o risco sísmico.
 O exercício “A TERRA TREME” teve a duração de um minuto e os alunos esconderam-se debaixo das mesas.
 O exercício não se destinava apenas às escolas. Todas as pessoas, onde quer que estivessem, estavam convidadas a participar no exercício nacional, e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar-se sobre os joelhos para evitar que se possa cair durante o sismo; Proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e abrigar-se sob uma mesa resistente (por exemplo- caso da escola), e segurar-se a ela firmemente; e Aguardar até a terra parar de tremer.
Trata-se de uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo.
Para mais informações, pode consultar-se o site www.aterratreme.pt, onde se pode encontrar uma explicação detalhada do evento, informação sobre os 7 Passos que devem ser incorporados antes, durante e depois (identificar e corrigir os riscos em casa; planificar um Plano Familiar de Emergência; preparar um kit de emergência; conhecer os pontos fracos do edifício; executar os três gestos que protegem; cuidar de si, dos seus e dos mais vulneráveis; estar atento às indicações das autoridades).

Nas fotos, as turmas do 5ºB e do 8ºC.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe