Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Passeio a Tormes
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/08/011235 leram | 0 comentários | 295 gostam
A 8 de julho, os docentes do AET fizeram um percurso queirosiano por proposta da Becre em parceria com a editora OPERA OMNIA, cujo diretor foi o guia oficial.
No percurso realizado em camioneta (eram cinquenta e três docentes), foram vários os autores da Literatura Portuguesa focados.
De Taipas, rumámos a Porto Manso (concelho de Baião), onde o senhor José Manuel falou de Alves Redol (escritor neorrealista do séc.XX) que tem um livro com este nome, parte de uma triologia Ciclo Port Wine; referiu o Visconde Vila Moura, autor da transição do séc. XIX para o XX, que tratou pela primeira vez de um tema tabu- a homossexualidade masculina e feminina em “Nova Safo”.
A 1ª paragem aconteceu na estalagem Porto Antigo (concelho de Cinfães), antiga casa de Serpa Pinto, o explorador de África, na foz do Bestança, um afluente do Douro.
Na paragem seguinte, em S.Cipriano, concelho de Resende, visitámos a Torre da Lagariça que deu origem ao romance de Eça de Queiroz “A Ilustre Casa de Ramires”, onde fomos acompanhados por Rui Cochofel, o proprietário, o representante de uma das mais antigas famílias portuguesas ligada à fundação da nacão.
De seguida, visitámos o Mosteiro de Cárquere, também no concelho de Resende, relacionado com o romance já citado e com a lenda do milagre da cura de Afonso Henriques, que teria sido colocado no altar de uma igreja em construção por Egas Moniz, o donatário destas terras que aqui criou D.Afonso Henriques. Aconselhado em sonhos, Egas Moniz assim fizera, segundo reza a lenda e curara o menino.
Depois, visitámos a Casa de Tormes, http://www.youtube.com/watch?v=NbYTWo5UZDk, em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, onde almoçámos uma ementa queirosiana (descrita em “A Cidade e as Serras”- canja de galinha, arroz de favas com frango e leite creme). Esta casa, herdada pela mulher de Eça, deu origem ao romance “A Cidade e as Serras”. Nesta casa, foi criada a fundação Eça de Queirós que recolhe o espólio do escritor. A vertente educativa e cultural traduz um dos primeiros objetivos da Fundação Eça de Queiroz. Além de contribuir para a preservação e divulgação da memória de um dos maiores mestres da língua e da literatura portuguesa e da sua obra, reconhecida nacional e internacionalmente, esta Fundação pretende, sobretudo, disponibilizar o seu património para elevação cultural e formativa dos portugueses em geral, e das gerações jovens em particular. Na fundação, contatámos com a fundadora da Fundação- a Dª Maria da Graça Salema de Castro, viúva de um neto de Eça de Queiroz, D.Manuel de Castro, atualmente com noventa e quetro anos.
Passámos junto à casa de Fanny Owen, a Vila Alice onde se viveu uma história romântica com um fim infeliz, concretamente um triângulo amoroso entre Fanny Owen, José Augusto Magalhães e o famoso escritor Camilo Castelo Branco.
Seguimos para a Estação Ferroviária de Tormes/ Estação de Caldas de Aregos, onde se inicia o caminho de Jacinto. A estação chama-se de Aregos devido às termas que ficam noutro concelho e noutro distrito. Apesar de Tormes nem existir, a estação é assim conhecida devido ao livro.
E… com muita pena, mas cheios de cultura, regressámos às Taipas, com vontade de reler Eça de Queiroz, um doa grandes da Literatura Portuguesa.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe