Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Jogos Florais “ConVIVER aprendendo” - 2014
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/07/221912 leram | 0 comentários | 1119 gostam
A 13ª edição dos Jogos Florais, sob o âmbito do Projeto Curricular "ConVIVER aprendendo", decorreu, no Agrupamento de Escolas das Taipas, de janeiro a maio de 2014.
A exposição dos trabalhos selecionados fez-se na entrada principal da escola-sede e esteve patente desde o final do mês de maio (Dia da Escola em Família -31 de maio) até ao final do ano letivo.
Houve várias modalidades:
-Texto Coletivo “As brincadeiras”-1ºciclo. Os textos deveriam versar sobre as brincadeiras e podiam ser feitos com base em entrevistas, em recolhas feitas pelos alunos (fotografias, depoimentos…), em desenhos… Se a escola quisesse optar pela realização de um vídeo ou de um PPT com todos os trabalhos, poderia fazê-lo.
-Ilustração «As minhas brincadeiras»- 1ºciclo e Educação Especial. Os trabalhos deviam ter as medidas A5 (folhas de papel cavalinho branco) e deveriam ser individuais. Os trabalhos do pré-escolar deveriam ser coletivos e tridimensionais. A ilustração poderia utilizar técnicas variadas e mistas- colagens, pintura, materiais recicláveis. Esta modalidade da ilustração é sempre muito concorrida e os pequenos artistas primam pelos trabalhos apresentados. Desta feita, a Escola da Charneca não apresentou trabalhos.
-Conto “Era uma vez um menino brincalhão” para o 2º ciclo. Foram premiados os alunos: Diana Castro- 6ºD (1ºlugar); Beatriz Castro- 6ºD (2ºlugar) e Diogo Ferreira (3ºlugar). Foi atribuída menção honrosa aos alunos: Leonor Silva- 6ºD, Sofia Costa-6ºD, Margarida Araújo-5ºD, Carolina Lima-5ºB, Ana Beatriz-5ºD, Mafalda Miranda-5ºC, Eduardo Ferreira-6ºF, José Afonso-5ºD, Anita-6ºG, Mª João Rodrigues-6ºD, Ana Joaquina-6ºA, Ana Sofia Marques-6ºF, Anita Lopes-5ºA, Beatriz Anjos-5ºB, Anita-6ºG, Alice Martinho-6ºD, Ricardo Freitas-5ºA, Ana Catarina-6ºF, Ana Beatriz-5ºD, Madalena-5ºA. Os trabalhos feitos mostraram o bom trabalho realizado a língua portuguesa, nomeadamente no que respeita ao texto narrativo.
-Rally-Paper “A Escola no concelho”- Esta atividade, integrada nos Jogos Florais, é da responsabilidade do grupo de CN2MAT2. Desenrolou-se, mais uma vez, na montanha da Penha e, apesar da chuva, os alunos realizaram o percurso embora não na modalidade de concurso. Adoraram andar no trem e o piquenique na gruta e fizeram críticas muito positivas. Se alguma crítica negativa havia era ao mau tempo, uma condicionante que não estava na mão dos organizadores evitar. Esta modalidade destinou-se a alunos do 2º ciclo (5ºano), cabendo a decisão dos anos de participação aos professores envolvidos.
-Criação de slogans ilustrados individuais «BRINCA E APRENDE», «Joue et Apprend», «Play and learn», «Juega e aprende» . Esta modalidade destinou-se aos alunos dos 2º e 3º ciclos. Houve grande participação dos alunos do 2ºciclo a Português e Inglês. A participação dos alunos do 3º ciclo em Português ficou-se pelo 7ºC que arrebatou todos os prémios; em Francês alguns alunos do 7ºE e em Inglês não houve nenhuma participação. DE notar que os prémios foram atribuídos conjugando o slogan com a ilustração e valorizando, como não podia deixar de ser, a ilustração/ desenho feito pelos alunos que não recorreram a fotografias da Net.
Eis os premiados do 2ºciclo:
a Português: 1ºex-aequo- "Brinca no teu melhor e aprende na maior” da Tatiana do 6ºA e “Aprender e evoluir para outro nível construir” da Diana Costa do 6ºG (este último fantástico a nível da ilustração-desenho da aluna); 2ºlugar: “Aprender a brincar, crescer a saber!!” da Beatriz Castro do 6ºC; 3º ex-aequo: “Penso a brincar” da Maria João do 6ºF e “”O jogo do saber desafia a tua mente” da Ana Isabel do 6ºG;
a Inglês: 1st prize- “Playing gives you wings, learning makes you fly” da Alice Martinho do 6ºD; 2nd prize- “Books: knowledge and fun in action” da Francisca Felgueiras do 6ºC; 3rd prize- “Play and learn grow together on the same tree”da Beatriz Castro do 6ºD. Foram atribuídas menções honrosas aos alunos: Diana Castro do 6ºD, Pedro Martins, Maria João do 6ºD, Eduarda Rafaela do 6ºF e Marta Ribeiro do 6ºA.
Quanto ao 3º ciclo:
a Português- todos do 7ºC: 1º- Augusta Beatriz- “Brincar e aprender é bom para crescer”; 2º Liliana Freitas “Hoje Brincas, amanhã aprendes…”, 3ºex-aequo- Daniela Macedo “Brinca e aprende, diverte-te e entende” e Paulo Jorge Ferreira “Brincar e aprender, a melhor maneira de crescer”. E ainda menções honrosas para a Diana Oliveira e o José Pedro Marques;
a Francês- todos do 7ºE: Prémio único- Sérgio Vieira “À l’école, je trouve un terrain de jeux et de savoir!”;
a Espanhol- 1º- “La escuela es un juego y hay qu aprender a jugar” do Gonçalo Antunes do 8ºE, 2º “Haz de tu vida un juego. Nace, aprende y TRIUNFA” do David José do 8ºF e 3º- “Juega e aventuráte en el conocimiento” da Joana Vieira do 8ºE. Menções honrosas para o Flávio e a Ana Catarina.
-Ensaio “A brincar também se aprende” para o 3º ciclo. Nesta modalidade só concorreu a turma do 7ºC, pelo que grangeou, logicamente, todos os prémios.: 1º- Paulo Jorge Ferreira, 2º ex-aequo- Daniela Macedo e José Pedro Marques e 3º ex-aequo- Sofia Ribeiro e José Luís Gomes. Menções honrosas para o José António Faria, o Duarte Fonseca, a Cláudia Ferreira, a Vera Ribeiro, A Liliana Freitas e a Diana Oliveira.
A modalidade “Brincadeiras de hoje e ontem”, em PPT ou movie, para os 2º e 3º ciclos, só encontrou eco na Sofia Ribeiro do 7ºC que fez um PPT muito interessante sobre as brincadeiras atuais e as dos pais/ avós.
Esta atividade, que se realiza desde a constituição do AET, tem eco na comunidade escolar e não só, pois a exposição patenteia quanto de bom se faz nas escolas que o constituem e os alunos adoram ver os seus trabalhos expostos.

Vejam o vídeo:


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe