Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“Primeiros Socorros/ Suporte Básico de Vida”.
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/07/211677 leram | 0 comentários | 1050 gostam
No dia 9 de julho, a enfermeira Elizabete Melo do Centro de Saúde Taipas/ UCC Sol Invictus voltou a dinamizar uma ação de formação subordinada ao tema “Primeiros Socorros/ Suporte Básico de Vida”,...
...desta vez para PESSOAL NÃO DOCENTE, com a duração de cinco horas.
Foram 16 os formandos que ficaram a saber o que deve conter uma caixa de primeiros socorros, as medidas de atuação geral face a um acidente, os riscos potenciais que o socorrista pode correr, o que fazer à vítima, a quem telefonar (112- número europeu de emergência, chamada gratuita e acessível em qualquer ponto do país, a qualquer hora do dia) e o que dizer.
Depois aprofundaram-se algumas situações tipo dos primeiros socorros, alertando as pessoas para o que devem fazer e, acima de tudo, para o que não devem fazer, como: febre, fratura, luxação e entorses, hemorragia nasal, feridas, queimaduras, desmaio, convulsões, corpos estranhos (nariz, olhos, ouvidos).
Depois do intervalo, focou-se a PLS (posição Lateral de Segurança), quando a vítima está inconsciente mas respira e o SBV (Suporte Básico de Vida), quando a vítima não responde e não respira, necessitando de massagem cardíaca e ventilação.
Seguiu-se uma sessão prática com todos os assistentes operacionais a realizarem corretamente SBV no boneco João emprestado pelos bombeiros, que se foi recusando a recuperar a consciência apesar das trinta massagens e duas insuflações continuadas. Como foi feito o pedido de ajuda ao 112, viemos depois a saber que recuperou e está pronta para recomeçar com as suas funções.
Os funcionários responderam a um teste no início da sessão e voltaram a fazê-lo no fim, assim tirando dúvidas e verificando o que tinham respondido errado.
A formação tinha como objetivos: conhecer os elos da cadeia de sobrevivência, reconhecer uma vítima em paragem respiratória, aplicar as medidas universais de proteção e garantir condições de segurança, realizar corretamente SBV reconhecendo a importância dos pedidos de ajuda.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe