Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Concursos de Leitura Expressiva
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/04/08863 leram | 0 comentários | 183 gostam
No âmbito da Semana da Leitura, o 3º ciclo realizou nos dias 31 de março, 1 e 2 abril, os Concursos de Leitura Expressiva para cada um dos anos de escolaridade: 7ºano, 9ºano e 8ºano.
No dia 31 de março, pelas 10.00 horas, os alunos do 7ºano leram textos da Literatura Oral Portuguesa: “A Carochinha e o João Ratão”, “ O caldo de pedra”, “Os 3 desejos”, Lenda do diabo dentro do frasco, Os 2 mentirosos, “A adivinha do rei”, “O estalajadeiro desonesto”, A Torre de Moncorvo, A lenda dos marinhos, “ A criada de D. Loba”, “O Príncipe com orelhas de burro, “O céu está a cair, “Os 3 machados” entre outros.. Foram vinte concorrentes e os três primeiros classificados ficaram assim distribuídos: Ana Raquel Marques e Ana Luísa Marques do 7ºG (respetivamente nos 1º e 3º lugares), Djany Monteiro do 7ºC no 3º lugar. O Júri foi constituído pelos professores: Mário Rodrigues, João Montes e Nair Ferreira. Antes do concurso, a professora Teresa Castelo Branco a todos encantou com a dramatização do conto popular “A Velha Miséria”. A apresentação esteve a cargo da Juliana do 7ºG.
No dia 1 abril, pelas 10.00 horas, os treze alunos selecionados do 9º ano leram textos de Educação Literária do 9ºano. Os vencedores foram todos do 9ºH: 1º lugar Paulo Lima com um excerto da cena do Parvo; 2º a Joana Garrido com o Mostrengo de Fernando Pessoa e, em 3º lugar, Alberto Costa com a Lição de Esgrima do Frade, também do Auto da Barca do Inferno. Fizeram parte do júri os professores: Mário Rodrigues, Teresa Castelo Branco e Nair Ferreira. Foram apresentadores: o Rafael (presidente da Associação de Estudantes) do 9ºD e a Sara João do 9ºH.
No dia 2 de abril, realizou-se o concurso do 8º ano- Poesia, tendo abarcado alguns grandes poetas portugueses como Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, João de Deus, Almeida Garrett, Camões, Florbela Espanca, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill, J.L. Peixoto, António Gedeão ,… A classificação foi a seguinte: Joana Ferreira do 8ºC, Hugo André do 8ºF e José António Ferreira do 8ºA. Fizeram parte do júri os professores: Teresa Portal, Belém Puga e Fátima Vieira.
Os alunos foram selecionados em cada uma das turmas pelos professores da disciplina de Português entre os melhores alunos ou entre aqueles de boa vontade que se interessaram por participar.
Aos primeiros classificados foram atribuídos diplomas e livros oferecidos pela BECRE, tendo também todos os outros recebido diplomas de participação.
Verificou-se que, este ano, houve uma melhoria nas leituras em relação ao ano transato.
O gosto pela leitura é, sem dúvida, uma das metas do Português a implementar nos nossos jovens.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe