Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Canguru Matemático Sem Fronteiras 2014
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/04/08672 leram | 0 comentários | 203 gostam
A 27 de março, decorreu mais uma participação animada dos alunos do Agrupamento de Escolas das Taipas na prova internacional do “Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras”.
Participaram no nosso Agrupamento 124 alunos, do 2º ao 4º ano (42 alunos nas categorias Mini-Escolar níveis I, II e III); do 5º e 6º anos, 34 alunos na categoria ESCOLAR; do 7º e 8º anos, 38 alunos na categoria BENJAMIM e do 9º ano, 10 alunos na categoria CADETE. Trata-se de uma atividade promovida anualmente pelo “Canguru Sem Fronteiras”, associação de carácter internacional que junta personalidades do mundo da Matemática de vários países. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).
O Concurso “Canguru Matemático” contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens.


Um pouco de história


No início dos anos 80, Peter O'Holloran, professor de matemática em Sydney, inventou um novo tipo de Concurso Nacional em escolas australianas: um questionário de escolha múltipla. Este concurso foi um enorme sucesso na Austrália. Em 1991, dois professores franceses (André Deledicq e Jean Pierre Boudine) decidiram iniciar a competição em França com o nome Canguru ("Kangourou") para prestar homenagem aos seus amigos australianos. Na primeira edição, participaram 120 000 estudantes, atraindo a atenção dos países vizinhos. Em junho de 1993, o Conselho de Administração do Canguru ("Kangourou") Francês convocou um encontro europeu em Paris e sete países decidiram adotar o mesmo concurso. Em junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos representantes de 10 países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia) decidiram a criação do "Canguru Matemático sem Fronteiras". Atualmente, a associação conta com representantes de 47 países e mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo. Portugal participou pela primeira vez em 2005 no Canguru Matemático sem Fronteiras.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe