Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Primavera Florida
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/04/07905 leram | 0 comentários | 199 gostam
No último dia de aulas, 4 de abril, a Primavera Florida- concurso de tapetes e mesas de Páscoa, atividade de encerramento das aulas do 2ºperíodo, realizou-se pelo 20º ano consecutivo.
No último dia de aulas, 4 de abril, a Primavera Florida- concurso de tapetes e mesas de Páscoa, atividade de encerramento das aulas do 2ºperíodo, realizou-se pelo 20º ano consecutivo.
A atividade iniciou-se, em 1994, com o projeto Inovar Educando/ Educar Inovando “A Escola como uma minicidade” e, este ano, nem a má disposição do S.Pedro, com um dia chuvoso e frio, conseguiu estragar a festa e esmorecer o entusiasmo dos alunos.
Sendo facultativa, a grande maioria dos alunos esteve presente como sempre e nela revelaram o que têm de melhor, mostrando-nos que a criatividade pode surgir do nada. Mais uma vez, os alunos esmeraram-se na feitura dos tapetes e das mesas, onde a fantasia e a criatividade imperaram, não só no aspeto visual como cromático dos tapetes que, por causa da chuva, se fizeram em locais abrigados (no recreio coberto, nas passagens cobertas e até dentro das salas e em cima das mesas)…e as mesas de Páscoa primaram pela originalidade, pela mensagem e pelo conteúdo: cheias de coisas boas e caseiras, os doces da região, os bolos, os bolinhos de coco e os alimentos de ocasião que não podem faltar aos jovens - as batatas fritas, os refrigerantes e a coca-cola.
É salutar a competitividade que se gera todos os anos por esta altura e os resultados são bem visíveis: belos tapetes e mesas de abrir o apetite. As turmas ficaram duas a duas em cada sala. O júri do concurso, com professores, funcionários e aluno representante da Associação de Estudantes, levou em conta os seguintes critérios: originalidade, diversidade de materiais e harmonia do conjunto.´
Em muitas salas, o júri recebeu mensagens alusivas à festa feitas pelos alunos, de que saliento algumas: “A Páscoa está a chegar/ a primavera a florir/ as férias a começar/ os ovos por descobrir!” (7B/7C); “Os pássaros a voar/ as borboletas a planar/ o amor e a amizade espalham-se no ar” (5ºF); “Na escola vamos festejar,/ todas as mesas enfeitar/ ouvimos o júri a avaliar / E nós atentos a escutar” (6ºE); “Cá na nossa escola/ os tapetes vamos fazer” as mesas enfeitar/ E os preparados comer” (6ºE). Também o Vocacional nos recebeu com as palavras escritas no chão, por cima do tapete, à entrada da sala “Nesta Páscoa, o 8º vocacional te vai ensinar/ a dar brilho e cor aos talheres/ e a eletricidade ligar”…
Como era de esperar, o concurso levou os obreiros a trabalharem mais afincadamente nas suas obras-primas, tanto no que respeita aos tapetes como às mesas. Os prémios foram atribuídos por ciclos.
A classificação dos tapetes do 2º ciclo foi a seguinte: 5ºE/ 5ºF; 5ºA/ 5ºB e 5ºC/ 5ºD ex-aequo com o 6ºG e a do 3º ciclo: 7ºF/ 7ºG; 8ºC/ 8ºD; 9ºE/ 9ºH. Foi ainda atribuído um prémio de originalidade ao tapete do 8ºA/ 8ºB, o lenço dos namorados com a mensagem aos professores e ainda ao vocacional, pela mensagem e pela utilização dos materiais do seu curso para enfeitarem a mesa e o próprio tapete.
A classificação das mesas do 2º ciclo foi a seguinte: 6ºc/ 6ºD; 5ºE/ 5ºF; 5ºA/ 5ºB e 6ºA/ 6ºB ex-aequo. A atribuição das classificações do 3º ciclo ficou assim: 8ºC/ 8ºD; 8ºE/ 8ºF; 9ºA/ 9ºB e 7ºF/ 7ºG ex-aequo.
Seguiu-se o convívio entre alunos e professores à volta das mesas.
Em qualquer dos concursos, os alunos estiveram de parabéns, pois esta atividade tão tradicional (e muito apreciada já pela inspeção) continua a ser um espetáculo digno de nota.
Feito o balanço final, toda a comunidade escolar foi unânime em considerar que a Primavera Florida, nome adotado em honra da fecundidade e da renovação, deve ser uma das atividades a manter no PAA do próximo ano, atendendo ao amplo envolvimento de todos.

Ora vê:


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe