Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Alimentação Portuguesa no século XVI
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/03/12786 leram | 0 comentários | 195 gostam
Os alunos do 8º ano fizeram, nas aulas, pesquisas sobre " A alimentação no quotidiano da população portuguesa do século XVI", século em que as especiarias começaram a chegar a Portugal e a serem por nós espalhadas pela Europa.
A atividade teve como objetivos: desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores caraterísticos da identidade, língua, história e cultura portuguesas.
Com os trabalhos realizados, os alunos fizeram uma exposição na biblioteca, exibindo alimentos caraterísticos do século XVI e apresentando alguns pratos típicos, com base no livro de cozinha da Infanta D. Maria, confecionados pelos discentes e docentes.
Assim, no dia 6 de março, alunos e professores puderam degustar o Bolo Alberto, o Ambrósio, a Aletria, os pastéis com sabores que apelavam ao paladar, como a utilização do gengibre e de outras especiarias e apreciaram a exposição de especiarias (louro, mostarda, noz moscada, óregão, tomilho, canela, gengibre, pimenta preta, malagueta, cravinho, açafrão, caril, pimenta), frutos exóticos (anona, pera abacate, papaia, coco, banana, manga) e ainda a mandioca e a batata-doce.
Nesse dia, fez-se uma pequena uma pequena viagem até ao século XVI, o século de ouro dos Descobrimentos Portugueses que deram novos mundos e novos sabores ao mundo.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe