Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Palestra sobre "Comportamentos Aditivos"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/02/24867 leram | 0 comentários | 224 gostam
No âmbito do Projeto "Educação para a Saúde", a 21 de fevereiro 27 de março, realizaram-se sessões formativas sobre "Comportamentos Aditivos" para os 7º anos e duas turmas do 9º ano.
Estyas sessões abrangeram a saúde em 3 vertentes: pela saúde, a enfª Elisabete Melo, pela Escola Segura, a agente Cláudia Magalhães e, pela CPCJ, o Dr. Pedro Lobo.
A enfermeira começou por fazer a apresentação das drogas lícitas (álcool, tabaco com restrinções para os jovens) e ilícitas (heroína, cocaína, crack, haxixe, LSD, liamba, krokodil) e falou sobre as influências das drogas no organismo.
Tanto ela como a agente Magalhães salientaram que as drogas estão ao alcance de todos, em todos os lados- nos cinemas, nos filmes, nas revistas, na rua... Não há falta de informação, mas a "curiosidade mata" e muitos que apenas querem experimentar, já não conseguem depois largar o vício. A importância do grupo pode ser vital, assim como a dos amigos "verdadeiros" que alertam os adultos para o problema.
O Dr. Pedro alertou para o facto das drogas serem um problema de saúde, comportamental e social. O jovem não tem consciência do seu problema e dificulta a ajuda. Podem começar por pequenos furtos dentro de casa (associadas com agressões violentas aos pais) e fora de casa, a fuga de casa, a pressão do traficante,...
Muitas vezes, a solução é afastar o jovem da zona em que vive, passando por uma comunidade terapêutica ou instituição.
Na vida, há que aprender a dizer NÃO.
Quando em situação de risco, os primeiros a alertar têm de ser os pais para depois se poder realizar uma intervenção concertada.
Diz NÃO às drogas!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe