Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Pequenos Jornalistas na Biblioteca do Porto
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/02/12740 leram | 0 comentários | 194 gostam
Os alunos da Oficina de Jornalismo e de Escrita Criativa tiveram a sua saída anual, no dia 11 de fevereiro, e foram visitar a Biblioteca Pública Municipal do Porto.
No autocarro, amavelmente cedido pela Câmara Municipal de Guimarães, foi um tempo chuvoso e tristonho que os acompanhou até à Invicta.
Recebidos com muita simpatia pela Drª Rosa, a técnica que os acompanhou na visita, os alunos ouviram falar da história da biblioteca, fundada em 1833 por D.Pedro IV como Real Biblioteca Pública,que recebe, por ser Depósito Legal e desde a sua criação, todas as publicações editadas no País, reenviadas pela Biblioteca Nacional a todas as bibliotecas deste tipo. Inicialmente instalada no Hospício dos Franciscanos, na Praça da Cordoaria, em 1842, foi definitivamente instalada no Convento de Santo António, junto ao Jardim de S.Lázaro/ Rua D. João IV, onde se mantém até hoje, tendo recebido o valioso acervo bibliotecário das ordens então extintas e o espólio das bibliotecas particulares daqueles que estiveram ao lado de D.Miguel na guerra que opôs este a seu irmão D.Pedro IV. Isso fez com que a biblioteca tenha documentos do século XI até aos nossos dias, entre manuscritos, muitas primeiras edições e até o Diário de Vasco da Gama. Também muitos legados (livros, mobiliário, pintura) enriqueceram o seu espólio, como os de Ricardo Jorge e Carlos Passos.
A biblioteca recebe entre dois mil e três mil exemplares por mês, que depois de "tratados" são colocados na base online. A partir de 1991 a biblioteca foi toda informatizada e deixou de haver fichas. O leitor pede o seu livro ou outro documento online.
De seguida, os alunos visitaram os locais da vetusta biblioteca, passando pelas salas de arquivo dos períódicos, biblioteca infanto-juvenil, salas de leitura (de livre acesso e de presença), biblioteca sonora (onde assistiram à gravação de um excerto de um audiolivro para invisuais)e ouviram com toda a atenção como se organizam, indexam, disponibilizam e conservam os documentos que são entregues à biblioteca e que têm um valor incalculável no que diz respeito ao património histórico e cultural do Porto e do país.
Ficaram ainda a saber que a biblioteca promove a exploração, divulgação e difusão dos fundos documentais,recorrendo às tecnologias de informação e comunicação e que alberga exposições temporárias e outros eventos, na sala que era a antiga capela do convento.
Porque Pequenos Jornalistas, os alunos puderam manusear alguns periódicos "históricos", como os primeiros números do "Comércio" de 1854, jornal que deu origem ao Comércio do Porto, tendo visto o último número deste jornal de julho de 2005. Atualmente, no Porto, só circulam o Jornal de Notícias e o Público que estão muito "saudáveis". Viram ainda jornais ( Jornal de Notícias, Século, Comércio do Porto)de várias datas marcantes para a História do País e do mundo: a Implantação da República, a 2ª Guerra Mundial, o 25 de Abril, a Queda do Muro de Berlim...
Os alunos gostaram muito da visita e deixaram a escola muito bem vista, devido ao interesse demonstrado e ao modo exemplar do seu comportamento.
De regresso à escola para o almoço, pediram à professora uma visita mais "demorada" para o próximo ano.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe