Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

La Cabalgata de los Reyes
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2014/01/083044 leram | 0 comentários | 261 gostam
La Cabalgata de los Reyes teve lugar, no dia 6 de janeiro, na Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas. Três alunos, vestidos de Reis Magos, andaram pela escola a desejar um bom ano a todas as turmas e serviços.
Melchior, Gaspar e Baltazar são os três Reis Magos vindos do Oriente, e as suas origens levam-nos até à Bíblia. Portanto, nesse sentido, o Evangelho de São Mateus narra o caminho feito pelos três ‘magos’ (denominados assim porque naquela época os ‘sábios’ ou astrónomos eram apelidados de ‘magos’) que seguiram uma estrela até chegarem a Belém. Ali visitaram e ofereceram três presentes ao recém-nascido Jesus: ouro, incenso e mirra. Embora as escrituras sagradas não expliquem de onde provinham os três reis, no século XIV, o monge beneditino Beda, descreveu os Reis Magos num manuscrito: ‘Melchior, ancião com cabelos grisalhos e barba comprida da mesma cor; Gaspar, mais jovem e loiro; e Baltazar, um senhor negro’. Desta maneira, Beda identificou-os como representantes da Europa, Ásia e África. Outro enigma é a estrela que os conduziu à manjedoura do Menino Jesus. Para muitos cientistas tratava-se apenas de um cometa ou meteoro luminoso. Existem muitas teorias que buscam analisar o que está escrito na Bíblia, mas o que sabemos com certeza é que, com o tempo, suas Majestades os Reis Magos tornaram-se personagens muito queridas entre todas as crianças.
 E a partir daí, todos os anos, semanas antes da chegada do Natal, as crianças começam a pensar nos presentes que desejam receber dos Reis Magos. É a ocasião de escrever a carta aos Reis Magos, um momento de enorme ilusão e fantasia para as crianças. Na cartinha, as crianças contam como se comportaram ao longo do ano e pedem o presente que gostariam de receber no dia 6 de janeiro.
 A Cavalgada dos Reis Magos é comemorada em todas as cidades e povoados da Espanha na tarde do dia 5 de janeiro. Os três Magos, acompanhados de seus pajens e ajudantes, desfilam em carruagens pelas ruas dos municípios lançando balinhas e doces para todas as crianças, representando o caminho percorrido até Belém.
 É uma noite mágica em que se misturam a tradição com a fé e a esperança, e o entusiasmo das crianças ao presenciarem a adoração dos Reis ao Menino Jesus. Na noite do dia 5 de janeiro, nenhuma criança se esquece de deixar na sacada algo de comida (doces e cenouras, em geral) e bebida para os Reis Magos e os seus camelos.
 Durante a madrugada do dia 6 de janeiro, os Reis Magos visitam as casas das crianças para lhes entregar os seus presentes, do mesmo modo que levaram ouro, incenso e mirra para o Menino Jesus. Segundo a tradição, uma das coisas exigidas pelos Três Reis Magos para que as crianças possam receber os seus presentes, é que se tenham comportado direitinho e tenham sido bonzinhos durante o ano.
 Os que cumpriram essas exigências recebem presentes, mas os que não se comportaram como deviam, em vez de presentes receberão carvão! Mas é um carvão doce que simboliza a necessidade da criança mudar de atitude.
 Depois de uma noite mágica nada melhor do que acordar com um sabor doce na boca. Enquanto os torrones são os protagonistas das sobremesas natalinas, a Rosca de Reis é a protagonista da mesa do dia 6 de janeiro.
 A rosca é um pão doce de massa fina em forma de anel, decorado com pedaços de frutas cristalizadas de muitas cores. Este pão doce típico do dia 6 de janeiro esconde dentro da massa um pequeno presente. Em épocas remotas, quem encontrasse a surpresa se convertia no rei da reunião, mas hoje em dia costuma estabelecer-se que a pessoa que comer o pedaço que contenha o presente terá que pagar a rosca.
Em suma, para as crianças espanholas não há nada comparável à chegada dos Reis Magos, um dia de emoções esperado com ansiedade durante o Natal e, embora a tradição do Papai Noel também tenha sido implantada, o mesmo não conseguiu destronar os seus queridos Reis Magos.

(http://passaportea.iberostar.com/2013/01/os-tres-reis-magos-uma-emocionante-tradicao-natalina-espanhola/)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe