Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“A Diabetes e a Insulinoterapia em Contexto Escola
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/12/201626 leram | 0 comentários | 987 gostam
No dia 19 de dezembro, pelas catorze horas, promovida pelo PES e dinamizado pelo Equipa de Saúde Escolar ( enf.as E. Melo e M. Araújo)em articulação com a Drª Ana Carvalho, do Laboratório Novo Nordisc, realizou-se a ação de formação para o PND...
...“A Diabetes e a Insulinoterapia em Contexto Escolar”.
Os vinte e um trabalhadores do agrupamento ouviram atentamente as explicações dadas com o auxílio de um powerpoint. Dos 3 tipos de Diabetes ( Tipo I- alunos; Tipo II- hereditário ou a partir dos 50 anos; Grávidas), só o primeiro se aplica às escolas e temos alunos diabéticos na Escolas Básicas do Pinheiral e das Taipas.
Alguns tópicos que ficara: a medição dos diabetes deve ser feita em jejum e duas horas após o almoço; quando se injeta a insulina, a que atua mais rapidamente é a dada na barriga, mas também pode ser ministrada nos braços, nas nádegas e nas pernas; só se devem picar os dedos mindinho, anelar e médio para se medirem os valores, uma vez que o indicador e o polegar são os dedos que mais trabalham e mais necessários, escusando assim o seu “massacre”; quem vai aplicar a insulina deve estar calmo para não stressar ainda mais o jovem diabético; nos sintomas da doença são- cor pálida, suores, urinar muito, falta de sensibilidade na planta dos pés; o desporto faz baixar os diabetes; o sistema nervoso fá-los subir (quando há testes ou quando há consultas); a agulha da insulina não dói tanto como a picadela no dedo para medir os diabetes; todos viram como se carrega um medidor da insulina que dá para 300 unidades.
Num diabético, quando os diabetes estão baixos, pode ser uma baixa de tensão, pelo que há necessidade de haver um medidor de tensões e dos diabetes nas escolas.
A ação foi tão interessante que os restantes trabalhadores que a ela não puderam estar presentes a solicitaram.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe