Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

THANKSGIVING DAY
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/11/29796 leram | 0 comentários | 208 gostam
Na quarta quinta-feira do mês de novembro, dia 28 de Novembro, a escola comemorou o Thanksgiving , uma festividade norte-americana.
Na cantina, a ementa foi peru. A entrada foi decorada a preceito, tendo dois “pilgrims” a acolher o pessoal e as colheitas outonais, sem esquecer os cereais.A cortina negra foi ficando cheia com os trabalhos efetuados pelos alunos do 8ºano sobre este dia tão importante para a sociedade americana.
Sabes o que é o THANKSGIVING? Este dia foi declarado oficialmente como feriado nacional nos EUA, em 1941, pelo então presidente Franklin Roosevelt. Muitas pessoas comemoram a data com jantares reunindo toda a família ou aproveitam o feriado para viajar. Nas escolas, as crianças costumam fazer peças teatrais mostrando peregrinos e nativos norte-americanos a celebrarem uma colheita de outono em comunhão.
Mas o ato de Ação de Graças não foi criado nos Estados Unidos. Povos antigos como os gregos, judeus e chineses costumavam fazer festivais no período do outono que duravam dias agradecendo pela colheita e pelo bom tempo. Os gregos reverenciavam Deméter, a deusa do trigo e dos cereais, que em Roma era chamada de Ceres (daí o nome “cereal”). Os antigos chineses faziam uma festa que celebrava a lua cheia com bolos redondos chamados de “bolo de lua”.
Os puritanos irlandeses, que vieram em massa habitar as colónias do território norte-americano também realizavam atos de agradecimento a Deus depois de períodos de comida escassa ou de extremo sofrimento. Um grande número deles veio ao Novo Mundo (como era chamada a América naquele tempo) para fugir da perseguição religiosa na Irlanda e Inglaterra. Mais de cem puritanos chegaram a Plymouth, hoje Massachusetts, em 1620, numa embarcação chamada de Mayflower. Poucos deles conseguiram sobreviver na nova terra depois de um inverno rigoroso. Em 1621, um nativo Patuxet chamado Squanto que falava inglês, fez contato com os colonizadores. Esse contato foi a garantia de sobrevivência para os novos habitantes, pois os nativos norte-americanos ensinaram como extrair seiva das árvores e como plantar milho. Depois de uma colheita bem-sucedida, William Bradford, governador dos puritanos, decidiu realizar um banquete de celebração e agradecimento, convidando nativos norte-americanos para participarem da celebração.
Na ocasião, cerca de 90 índios nativos, os Wampanoag, participaram na festa dos pilgrims (peregrinos em inglês). Os novos americanos comemoravam a benevolência de Deus para com eles num período em que mais de metade tinha morrido por causa do inverno rigoroso por que tinham passado. Sem a ajuda dos índios, todos teriam morrido.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe