Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Atividades dos Pequenos Jornalistas do 7ºC
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/11/271760 leram | 0 comentários | 1002 gostam
Exercícicos para desenvolver a criatividade: cada aluno diz um nome, um adjetivo, um verbo e depois é criar o início de um conto num único parágrafo. Não é fácil! Experimentem!
1ºEXERCÍCIO:

Palavras obrigatórias: SUSTO , CONCILIÁBULO , CASA, MANSÃO, LAGARTO, SEGREDO, LIGAÇÃO

Estava o conciliábulo reunido na casa que parecia uma mansão, quando os feiticeiros apanharam um grande susto devido à ligação entre o segredo que partilhavam e aquele enorme lagarto.
____________________________________

2º EXERCÍCIO:

Palavras obrigatórias: perigoso, fantasmagórico, acolhedor, luminoso, amoroso, devaneadora, verdadeiro (os femininos permanecem femininos no texto)

Na mente devaneadora do perigoso e fantasmagórico caçador de monstros, algo luminoso e acolhedor se diferenciava de tudo: a perda do seu filho amoroso e verdadeiro.
____________________________________

3ºEXERCÍCIO:

Palavras obrigatórias: verbos a que não se pode alterar nem a pessoa nem o tempo, embora se aceitasse mais do que um período atendendo ao número de verbos- AZEITAR, CANTAREMOS, AVINAGRARAM, ILUMINARIAM, CHAMEI, COMPARAVAM, FIQUEI.

Chamei a minha mãe, pois fiquei desesperada. A receita estava estragada. Tinha de se azeitar e eles avinagraram-na. Como passaríamos o Halloween? As lanternas e as lamparinas iluminariam o recinto, mas nem se comparavam à luz da enorme lua no céu estrelado.
-De qualquer forma cantaremos e alegraremos a festa - disse eu.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe