Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Observação do céu noturno com telescópio
Por José Fonseca (Professor), em 2013/11/13909 leram | 0 comentários | 241 gostam
Foi preciso aparecer o “verão” de S. Martinho para conseguirmos uma noite com o Céu limpo! Na 3º-feira, 12 de novembro, pelas 18h:30min, iniciámos a montagem do telescópio no campo de jogos da Escola Básica das Taipas.
Para os muitos alunos presentes e vários encarregados de educação, o professor Jorge Fonte, do Clube de Astronomia da Escola Secundária das Taipas, começou por explicar algumas curiosidades do céu noturno, nomeadamente, a localização da estrela polar através da constelação de Cassiopeia. Também nos ajudou a localizar o Triângulo do Verão. Este asterismo é formado pelas estrelas Deneb, Altair e Vega que, localizadas na banda da Via Láctea, estão na direção do centro da galáxia.
Entretanto, o professor Francisco Assis, também do Clube de Astronomia da Escola Secundária das Taipas, focou o telescópio na nossa Lua. Estava em fase de quarto crescente e deu para ver bem as suas crateras.
Os professores de Físico-Química da nossa Escola estiveram presentes e, ao conversarem com os alunos, também esclareceram inúmeras dúvidas. Com o iPad da Escola, pudemos localizar, em tempo real, várias constelações. Foi com muita surpresa que ao olharmos para Oeste estava bem visível a constelação do Cisne! As suas “asas” bem abertas e o “dorso” bem esticado.
Eram para aí 19h:45m e a fome começou a apertar...
Vamos lá ver se os professores do Clube de astronomia da Escola Secundária de Caldas das Taipas ainda nos brindam com outra observação noturna durante este ano letivo!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe