Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Exposição de bonecas em papel machê
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/06/171363 leram | 0 comentários | 169 gostam
No âmbito do projeto “A Arte e a Educação Especial”, esteve patente na BE uma exposição de bonecas em papel machê, no início de junho.
Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
A arte do papel machê desenvolveu-se na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia.
O Papel machê teve o seu auge entre os séculos XVI e XIX, contudo, os primeiros sinais do seu uso datam do tempo da invenção do papel, no século II a.C. Os chineses faziam acessórios de guerra, como capacetes e vasilhas para armazenar líquidos.
Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na e execução das famosas máscaras do Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.

A entrada da escola para o S.João também foi feita em papel machê.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe