Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Turmas do 5º ano visitam Guimarães
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/06/122050 leram | 0 comentários | 1045 gostam
As turmas do 5ºano visitaram o Museu Alberto Sampaio e realizaram o Peddy-Paper na Penha, no dia 31 de maio, um dia inesquecível.
No dia 31 de maio, as turmas do 5º ano desta escola participaram numa visita de estudo que teve os seguintes objetivos: compreender a importância da crise de 1383-85 em Guimarães (visita ao museu Alberto Sampaio), reconhecer a importância da preservação do património artístico e cultural, proporcionar a descoberta do património natural da montanha da Penha e respeitar a Natureza.
    Todos os alunos concentraram-se na portaria da escola, e com grande ansiedade, aguardaram a chegada dos autocarros. A manhã já anunciava um dia quente e os rostos dos alunos e dos professores reforçavam a alegria. A viagem, apesar de curta, foi, em alguns autocarros, uma constante “ batalha de cantos entre as turmas. “ No autocarro onde ia o 5ºD e o 5ºC, a nossa turma mostrou as suas garras vocais e deixou o 5ºC de rastos.”- disse com plena satisfação a aluna Alice Martinho do 5ºD.
   No museu Alberto Sampaio, os alunos foram simpaticamente recebidos por uma jovem guia que os conduziu a uma ampla sala onde se assistiu a uma representação teatral de marionetas que abordou de forma simples e divertida a crise de 1383-85. Durante a visita ao museu, mereceram particular atenção o loudel de D. João I e um tríptico de prata dourada com a representação do presépio. “Foi uma visita muito interessante e ajudou-nos a melhor compreender a história do nosso país.”- comentou Letícia Fonseca do 5ºD.
   A agradável jornada continuou na Penha com um apetecido e arejado almoço em plena montanha. As boas iguarias desta terra saltaram dos merendeiros: bolinhos de bacalhau, rissóis, bola de carne, panados e a apetitosa fruta saciaram todos aqueles apetites.
   A parte mais interessante e mesmo radical foi o peddy-paper onde os alunos exploraram as características naturais da Penha e se envolveram numa sã disputa pelos primeiros lugares.” A viagem no minitrem ajudou-nos a conhecer toda a zona da Penha.”- particularizou Leonor Silva, também do 5ºD.
   No final da visita, os alunos estavam muito satisfeitos com aquele grande dia. “ Foi um dia inesquecível!”- rematou Beatriz Castro do 5ºD.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe