Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

“Encontro com a Escola/ Educação”
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/05/311392 leram | 0 comentários | 773 gostam
A 6,7 e 9 de maio, realizaram-se na BE, no âmbito do seu projeto “Mais Saber, melhor Crescer”, várias sessões subordinadas ao tema “Encontro com a Escola/ Educação: Que mudanças? Que futuro?”, para as turmas do 8ºano.
Esses encontros contaram com a presença de representantes da comunidade- Balsemino Mendes, Manuel de Sabroso, Carlos Marques e professores Mário Rodrigues, Teresa Portal, Artur Isac Marques e outros elementos da escola – Brazelina Marques (psicóloga do AET) e Maria Manuel Alves (Coordenadora Técnica), estes três últimos antigos alunos desta escola.
O tema para a conversa com os alunos foi precisamente a escola de ontem, do antes do 25 de abril, em confronto com a de hoje. Com várias gerações presentes, os alunos puderam aperceber-se das diferenças que distinguiam a escola do ontem e do hoje, mas também puderam aquilatar das diferenças existentes entre os alunos da cidade e os do campo, pois também várias estratificações sociais ali estavam representadas.
Num cantinho da BE, podia ver-se uma simulação de uma sala do passado, a que não faltava o crucifixo ladeado pelos retratos das personalidades da época da ditadura e o quadro negro, a palmatória, os livros “únicos” do passado, as carteiras, as lousas… enfim, todo um conjunto de documentos completamente desconhecidos nos tempos atuais.
E os alunos gostaram bem de utilizar as velhas carteiras para estudarem na biblioteca… Um cheirinho do passado…

Como as imagens falam melhor do que as palavras, aqui fica o vídeo:


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe