Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Observação do céu noturno com telescópio
Por José Fonseca (Professor), em 2013/05/261033 leram | 0 comentários | 249 gostam
Finalmente, conseguimos uma noite com o céu limpo! No sábado, 25 de maio, iniciamos, pelas 21h:30min, a montagem do telescópio, no campo de jogos da Escola Básica das Taipas.
Para os muitos alunos presentes e vários encarregados de educação, o professor Jorge Fonte, do Clube de Astronomia da Escola Secundária das Taipas, começou por explicar algumas curiosidades do céu noturno, nomeadamente, a localização da estrela polar através das guias da Ursa Maior, a diferença de alturas do Sol/Lua/planetas no Inverno/Verão e que os planetas do Sistema Solar podem ser apenas observados na região Este-Sul-Oeste.
Entretanto, o astrónomo Benjamim Ribeiro da ORION focou o telescópio no “menino bonito” do Sistema Solar. Assim, o planeta Saturno foi o primeiro a ser observado. Vimos mesmo bem o planeta com os seus anéis lindíssimos!
A nossa Lua, em fase de lua cheia, foi a 2ª a ser observada e deu para ver bem as suas crateras. A lua estando cheia vai ofuscar os outros objetos celestes, ou seja, estava uma noite com demasiada luminosidade :(
Os professores de Físico-Química da nossa Escola estiveram presentes e, ao conversarem com os alunos, também esclareceram inúmeras dúvidas. Com o iPad da Escola, pudemos localizar, em tempo real, várias constelações; as mais procuradas foram as zodiacais! Foi com muita surpresa que, ao olharmos para Oeste, estavam bem visíveis as “cabeças dos gémeos”, ou seja, as estrelas Pólux e Castor.
Júpiter, Vénus e Mercúrio estão a formar um “trio”, mas àquela hora já estavam demasiado baixos para serem observados ao lusco-fusco.
Eram para ai 23h:00m e alguns alunos tiveram que se ir deitar.
Há imagens que nos ficam para sempre! Para o próximo ano queremos mais...

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe