Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

A água que bebemos
Por José Fonseca (Professor), em 2013/05/191001 leram | 0 comentários | 249 gostam
Nos dias 8 e 9 de maio, a engenheira química Filipa Castro da Hidropura efetuou atividades laboratoriais sobre análise de águas com a colaboração ativa dos alunos do 8ºB e 8ºC.
A engenheira química Filipa Castro da Hidropura chegou bem cedo ao laboratório de Ciências com um arsenal de material químico para a análise de águas.
Em todas as experiências teve a ajuda dos alunos que meteram as mãos na massa e se esforçaram por cumprir rigorosamente os procedimentos. Os alunos ficaram impressionados com o rigor que é necessário ter durante os procedimentos e também com a quantidade de material/instrumentos de apoio.
Analisámos a água da rede pública e de 2 poços. No 8ºB, a Adriana Filipa, e no 8ºC, o André Feliciano, tiveram a amabilidade de trazerem água dos seus poços para análise.
Foram efetuadas análises físico-químicas das amostras recolhidas, nomeadamente, dos parâmetros: ferro total, pH, nitratos, mineralização total e turvação; em cada caso, compararam-se os resultados obtidos com os valores paramétricos segundo o Decreto-Lei 306/2007.
No caso da água da rede pública, todos os parâmetros estavam dentro da Lei e a água era ligeiramente básica. Já a água dos poços era ligeiramente ácida e continha valores de nitratos superiores a 40 mg/l. Este valor pode indiciar a contaminação da água dos poços, de origem agrícola. Os alunos foram alertados para a necessidade de se analisar a água que consumimos e os efeitos para a saúde, em caso desta estar imprópria para consumo.
Os alunos gostaram tanto destas sessões que, no final, me pediram para que todas as aulas fossem assim!
Agradecemos à engenheira Filipa Castro a simpatia e a forma como cativou todos os alunos e à administração da Hidropura as facilidades em desenvolver esta atividade na nossa Escola.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe