Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

O Lago dos Cisnes
Por Pedro Marques (Aluno, 8º C), em 2012/01/021137 leram | 0 comentários | 266 gostam
No dia 16 de Dezembro de 2011, esteve em cena no Teatro Circo em Braga o “Russian Classical Ballet” com o clássico e memorável bailado Lago dos Cisnes.

        O Lago dos Cisnes é uma das grandes obras-primas do ballet clássico e uma das mais conhecidas de sempre . Foi composta pelo famoso compositor Piotr Ilyich Tchaikovsky, falecido a 6 de novembro 183l, em São Petersburgo, onde havia nascido a 7 de maio de 1840, em Kamsko-Votkinsk, na Rússia.
        Eu tive o prazer de estar presente e assistir ao bailado. Jamais esquecerei este dia, não só pela beleza do cenário e da música, mas também pela magia que os bailarinos nos transmitiam.
A peça divide-se em dois atos e quatro cenas.
A história fala de um príncipe chamado Siegfried que celebra a sua maioridade numa grande festa realizada pelos seus pais, no seu reino imponente.
Nesse dia, tinha de escolher uma mulher para amar toda a vida, um grande amor, mas nenhuma donzela da festa lhe agradava. Ainda estava à procura do amor verdadeiro e puro. No final da noite, o príncipe regressa aos seus aposentos e deixa-se ficar com os seus pensamentos.
        De repente, Siegfried fica consciente de uma presença assombrosa que é Von Rothbart, o Génio do Mal, que o atrai para o acompanhar com revelações e segredos perturbantes. Afasta-se um pouco do castelo e é então que avista um elegante bando de cisnes brancos, no lago pertencente ao maléfico feiticeiro.
Fica fascinado com tamanha beleza, e aproxima-se cuidadosamente da margem do lago. Aí descobre, ao luar refletido nas águas misteriosas, as figuras de donzelas enfeitiçadas que se erguem diante de si. Siegfried fica encantado com a preciosidade e beleza da princesa Odette, a mais bonita de todas as donzelas, e a mais pura que reflete o verdadeiro amor que tanto procura. Ficou completamente apaixonado! Mas, entretanto, esta conta-lhe a maldição da qual é vítima de Rothbart. O génio do mal transformou as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. O feitiço só será quebrado com um amor puro e verdadeiro. Sensibilizado, promete amá-la para sempre e assim libertá-la da maldição. Volta ao castelo, onde continua a cerimónia em sua honra, e são apresentadas várias possíveis noivas. É então que um estranho cavaleiro irrompe pelo salão acompanhado de uma bela rapariga chamada Odile que deslumbra os olhos do Príncipe Siegfried. É Rothbart, Odille e um bando de cisnes negros. O príncipe, enfeitiçado pelo Génio do Mal, confunde Odette com Odile, e proclama já ter escolhido a sua futura noiva, quebrando assim o juramento que fez a Odette. Subitamente, a sala do trono mergulha na escuridão total. Siegfried apercebe-se do erro e apressa-se para junto do lago tentando redimir o que tinha acabado de fazer.
A princesa cisne perdoa o príncipe, porque sabe que ele tinha sido enganado pelo feiticeiro, mas o feitiço não seria quebrado, até que Siegfried reforça os seus sentimentos e jura amor eterno. Receando que os seus poderes maléficos fossem destruídos, Rothbart, evoca uma terrível tempestade que inunda o lago. Mas todos os feitos recuam perante o amor verdadeiro e Odette liberta-se e transforma-se numa verdadeira e deslumbrante princesa. O amor que une os jovens triunfa! Porém, Siegfried morre afogado e, Odette morre também por perder o seu amado. É um amor trágico.




Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe