Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Primavera Florida- Concurso de Tapetes e Mesas
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/03/15720 leram | 0 comentários | 167 gostam
No último dia de aulas, 15 de março, a Primavera Florida, atividade de encerramento das aulas do 2ºperíodo, sempre muito bem recebida pelos alunos que a vivem com entusiasmo, foi mesmo de primavera com um lindíssimo dia de sol.
Sendo facultativa, a grande maioria dos alunos esteve presente como sempre e nela revelaram o que têm de melhor, mostrando-nos que a criatividade pode surgir do nada. Mais uma vez, os alunos esmeraram-se na feitura dos tapetes e das mesas, onde a fantasia e a criatividade imperaram, não só no aspeto visual como cromático dos tapetes coloridos feitos de flores, papéis, areia, sal, farinha, areia, milho, borras de café, cápsulas de café, tampas de garrafas de plástico, giz, cascas de laranja, serrim pintado, folhas e ramos de arbustos …e as mesas de Primavera cheias de coisas boas e caseiras, os doces da região, os bolos caseiros, os bolinhos de coco e os alimentos de ocasião que não podem faltar aos jovens - as batatas fritas, os refrigerantes e a coca-cola.
É salutar a competitividade que se gera todos os anos por esta altura e os resultados são bem visíveis: belos tapetes e mesas de abrir o apetite. As turmas ficaram duas a duas em cada sala. O júri do concurso, com professores, funcionários e aluno representante da Associação de Estudantes, levou em conta os seguintes critérios: originalidade, diversidade de materiais e harmonia do conjunto.
Como era de esperar, o concurso levou os obreiros a trabalharem mais afincadamente nas suas obras-primas, tanto no que respeita aos tapetes como às mesas. Os prémios foram atribuídos por ciclos.
A classificação dos tapetes do 2º ciclo foi a seguinte: 6ºB/ 6ºF; 5ºG/ 6ºA; 6ºC/ 6ºG e a do 3º ciclo: 8ºB/ 8ºC; 7ºA/ 7ºB; 9ºF/ 9ºG. Foram ainda atribuídos dois prémios de originalidade aos tapetes dos: 9ºB/ 9ºC, onde os alunos mostraram a sua ansiedade ao colocarem no tapete todas as metas que têm de ultrapassar até conseguirem sucesso no 9ºano e 9ºH/ 9ºI, pela mensagem que lá colocaram “Sê doce… dá afeto” e pelas mensagens que o ovo, no centro do tapete, escondia, tendo cada membro do júri tirado a sua.
A classificação das mesas do 2º ciclo foi a seguinte: 6ºB/ 6ºF; 6ºC/ 6ºG; 5ºG/ 6ºA e 6ºD/ 6ºE ex-aequo. A atribuição das classificações do 3º ciclo ficou assim: 8ºB/ 8ºC; 9ºF/ 9ºG; 7ºE/ 7ºF.
Seguiu-se o convívio entre alunos e professores à volta das mesas.
Em qualquer dos concursos, os alunos estiveram de parabéns, pois esta atividade tão tradicional (e muito apreciada já pela inspeção) continua a ser um espetáculo digno de nota.
Feito o balanço final, toda a comunidade escolar foi unânime em considerar que a Primavera Florida, nome adotado em honra da fecundidade e da renovação, deve ser uma das atividades a manter no PAA do próximo ano, atendendo ao amplo envolvimento de todos.
Esta atividade com A maiúsculo, cujo início data do ano de 94/95, é única no seu género nas escolas do país.

No Calaméo que se segue, podes ver todas as obras primas:


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe