Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Exposição: “Guimarães: a tradição das cutelarias”
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2013/02/062469 leram | 8 comentários | 1271 gostam
De 1 de fevereiro a 31 de março está a decorrer, na Associação Comercial e Industrial de Guimarães, a exposição “Guimarães: a tradição das cutelarias”.
A escola, como entidade envolvida na recolha de património imaterial esteve presente na sessão de inauguração.
Este foi só um dos eventos realizados após o trabalho concretizado no ano passado, sendo que o blogue “Cutelarias e Cutileiros” faz eco do nosso trabalho, bem como o jornal Os Pequenos Jornalistas.
A exposição surgiu , no âmbito da CEC 2012, para dar a conhecer a evolução histórica da indústria de cutelarias vimaranense, uma das principais atividades industriais do concelho desde os princípios da nacionalidade, desenvolvendo-se ao longo de seis núcleos, cada um deles correspondendo a um período histórico, onde são apresentadas algumas das suas principais características.
Com menção já num documento do tempo de D.Dinis (século XIII), as referências aumentam nos séculos XV e XVI, sendo nesta altura promulgado o “Regimento de Preços e Salários” (1552). Também nos livros de atas da CMG se indica a existência de cutileiros na vereação, nomeadamente a partir do século XVII. Os estatutos do ofício de cutileiro foram promulgados no século XVIII (1775) e apresentavam a particularidade de regularem a sua participação na procissão Corpus Christi, na qual transportavam a imagem de S.João Baptista, seu padroeiro.
A indústria, no século XX, foi reorganizada através de uma concentração das fábricas e oficinas em unidades fabris de maior dimensão para corresponder à entrada de Portugal na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA). Em 1970, surgiram dificuldades de exportação para as colónias e implementou-se a exportação para o mercado europeu. O 25 de abril registou o desenvolvimento do setor com a constituição de novas empresas e de uma melhoria no apetrechamento tecnológico de algumas das existentes. A revolução alterou a indústria, tanto a nível sindical como no setor patronal registando-se a criação da Associação Nacional dos Industriais de Cutelarias, em 28 de outubro de 1975.
Na área envolvente de Caldas das Taipas, principal centro produtor do concelho, concentraram-se a quase totalidade das unidades fabris, atualmente com mais de 600 postos de trabalho diretos e um significativo volume de negócios, destinando-se à exportação a maior parte da sua produção. As Caldas das Taipas constituem hoje o principal polo produtor de cutelarias de mesa da Europa, estando os seus produtos na mesa de 10% dos europeus.
                                  (feito com base no folheto da exposição)

Da exposição, aqui fica um cheirinho:


Mais Imagens:

Comentários
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
Muito Parabéns aos Pequenos Jornalistas; Muitos Parabéns Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas!
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
Este vosso trabalho sobre a Industria de Cutelaria, é muitíssimo interessante e de grande interesse! Este sector da indústria Nacional encontra-se ainda insuficientemente estudado e pouco ou nada divulgado…
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
Somos o projecto Museu do Saca-rolhas e temos todo o interesse em seguir o vosso trabalho, bem como a evolução da recolha de elementos que venham a efectuar; O nosso objectivo é vir a abrir ao Público um Museu de Saca-rolhas, na região do Douro.
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
Até ao momento temos vindo a reunir algumas centenas de exemplares de saca-rolhas, provenientes de diversos países, bem como de épocas distintas, sendo alguns antigos e outros actuais.
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
Seria impensável não contemplar a indústria nacional nesta colecção por isso estamos a fazer um esforço no sentido de localizar saca-rolhas fabricados em Portugal(sejam eles antigos ou modernos), bem como reunir informações sobre os seus fabricantes.
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
Nesse sentido, todas as informações que nos puderem fornecer são desde já muito bem-vindas! O nosso mail é museu.do.saca.rolhas@gmail.com
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
Também dispomos de uma página no facebook, através da qual estamos em contactos com coleccionadores de saca-rolhas dos quatro cantos do mundo, bem como com os nossos amigos e parceiros.
Por Museu do Saca-rolhas (Leitor do Jornal), em 2013/03/19
E estamos obviamente disponíveis para novas parcerias.
Podem ver a nossa página em: http://www.facebook.com/museu.dosacarolhas

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe