Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Era uma vez ... heróis à solta na escola
Por Teresa Castelo Branco (Professora), em 2019/04/081041 leram | 1 comentários | 215 gostam
No dia 29 de março, os alunos do clube de leitura da nossa Biblioteca escolar, apareceram mascarados de personagens de contos maravilhosos analisados e fizeram uma pequena encenação surpresa na aula de Ciências.
Este ano o clube de leitura da BE desafiou os alunos a participar tendo por tema "Era uma vez...e agora como é?". Tendo por base os contos maravilhosos da nossa infância, pretendia-se que os alunos recorrendo às suas memórias ou como primeiro contacto, analisassem alguns destes contos numa perspetiva diferente da habitual. Em primeiro lugar, aprenderam como os contos surgiram, pesquisaram a biografia de Perrault e dos irmãos Grimm e para além das histórias em si, analisaram-nas inseridas numa determinada época, verificando quais as mensagens subliminares que pretendiam transmitir, que valores e a quem se dirigiam.
Para além do vocabulário que aprenderam, verificaram que as mulheres eram tidas como seres frágeis e inferiores, que necessitavam ser protegidas da maldade dos homens, especialmente as mais bonitas, por serem as mais cobiçadas e , por isso, mais sujeitas a determinados perigos. Para isso, necessitavam de heróis que vinham em seu socorro, de coração puro e nobre e cheios de boa vontade.
Foi feita uma análise comparativa com as mulheres do século XXI e as suas capacidades, desejos e ambições.
Assim, foram analisados alguns contos atuais que, em jeito de brincadeira com jocosidade e criatividade, demonstram uma realidade completamente diferente daquela que os primeiros contos relatavam.
Um desses contos analisados foi O Capuchinho Vermelho de Roald Dahl, que depois de trabalhado foi apresentado à turma do 6ºD de onde provem a maioria dos alunos deste Clube. Com uma leitura expressiva e alguma encenação os alunos encarnaram personagens dos contos maravilhosos, com muito humor, numa perspetiva futurista das situações tradicionais destes contos.
Foi muito gratificante ver o entusiasmo de alunos que na sua maioria pouco se dedicam à leitura e a atividades que promovam o conhecimento, efetuar pesquisas , trabalhar nas sessões do clube com empenho e dedicação e começar a entender a escola e a aprendizagem de outra forma.
Agradecemos às professoras Luísa Oliveira, diretora de turma do 6ºD e à professora Edite Araújo, cuja dedicação e empenho muito ajudaram à concretização deste trabalho.
No próximo período, partimos para a escrita criativa com personagens mais ousadas e viradas para o Futuro, com vista a um mundo mais igual para todos na defesa de direitos e um ambiente sustentável.
Aguardem notícias nossas!

Mais Imagens:

Comentários
Por Micael Sivla (Aluno, 9.º ano da turma doB), em 2019/05/31
que fixe! muito fixe! fixolas

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe