Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Sobre Falar!
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2017/05/29727 leram | 0 comentários | 250 gostam
Os pequenos jornalistas do 5ºC e do 9ºB fizeram uma crónica "Sobre Falar"! Está engraçada...
SOBRE FALAR!!

É bom falar! Falar no sentido de conversar com interlocutores, trocar ideias, partilhar opiniões, desabafar, soltar as nossas mágoas… porque falar pode ser o melhor curativo para a alma.
Argumentar é bom, libertamos a nossa raiva, tudo que nos sufoca, nos atormenta, nos provoca náuseas … e, simultaneamente, defendemos os nossos pontos de vista, as nossas crenças, as nossas ideologias, as nossas perspetivas…
Falar com os botões, falar para o espelho é ter como recetor o meu eu, é ler-me a mim, refletir nos meus atos, ver os meus pensamentos, analisar os meus sonhos, criticar as minhas atitudes, replicar-me a mim mesmo, é fugir desta realidade, é passar para o outro lado do espelho.
Há quem fale pelos cotovelos, porque tem prazer em ouvir o seu eco. Fala por falar sem tema nem razão. Intromete-se nas conversas, dá azo a fofoquices e apropria-se do alheio. Fomenta a confusão e a maledicência. Cumpre à risca o ditado! Quem conta um conto acrescenta um ponto”.
Há quem fale por falar, só para não estar calado, o que pode ser um martírio… ou um prazer para quem o ouve. Às vezes, até dá jeito para não se morrer de pasmo, para passar o tempo e até para criticar o estilo ou o tipo de vocabulário utilizados por quem se expõe à crítica dos outros.
Infelizmente, falar bem há pouco quem.
E fiquemo-nos por aqui para não entrarmos por caminhos traiçoeiros que nos levem para a politiquice e a cusquice também.

                                          Pequenos Jornalistas do 5ºC e 9ºB


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe