Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Concurso Nacional de Leitura em Vieira do Minho
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2017/05/18253 leram | 0 comentários | 94 gostam
A 3 de maio decorreu, em Vieira do Minho, a fase do grupo que envolveu 127 alunos de 35 escolas de vários municípios: Póvoa de Lanhoso, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Vizela, Vieira do Minho.
A sessão começou com a receção aos jovens pelas 12.30 horas a que se seguiu a prova escrita para ambos os níveis: 3º ciclo e secundário. Depois de um lanche, decorreu a prova oral.
Alunos e professores entraram para o auditório e começaram as provas. Os cinco alunos finalistas de cada um dos ciclos fizeram a prova Declamação de Poema (critérios de avaliação: dicção, entoação, expressividade, fluência e ritmo, postura), seguindo-se a prova de argumentação (critérios de avaliação: argumentos e coerência de ideias, postura, respeito pelo tema, vocabulário utlizado, dicção). Tanto os poemas a declamar e as perguntas para a argumentação foram sorteados pelos concorrentes em envelopes fechados.
As provas decorreram em bom ritmo, embora, pessoalmente, considerasse que tanto a leitura como o poder de argumentação dos jovens ficasse aquém do desejado, nomeadamente no que respeita ao ensino secundário. Os nervos e a exposição ao público não são explicação suficiente e fazem pensar que há que alterar algo para que os jovens se sintam à vontade em situações destas.
As nossas meninas (Leonor, Beatriz e Ana Margarida do 9ºB) não ficaram apuradas para a final, mas qualquer uma delas teria feito melhor figura do que os finalistas. O modo como foi recolhida a prova escrita (o tempo contava para desempatar) poderá ter “influenciado” o resultado, beneficiando quem se encontrava nas primeiras filas.
Bem, perder e ganhar faz parte da vida e a escola teve uma participação condigna e a organização do evento foi impecável e esteve de parabéns até pela escolha do humorista Jorge Serafim Sampaio que, sozinho, fez a festa toda e dinamizou e entusiasmou a assembleia transformando um concurso que poderia ser um pouco “pesado” num evento interessante e divertido. Não faltou gargalhada naquele auditório.Foram também muito boas as prestações musicais dos alunos da Academia Valentim Moreira de Sá e o grupo de ginástica de Vieira do Minho.
No fim, os professores bibliotecários/ professores acompanhantes foram ao palco receber as sacas com livros e certificados para as escolas e alunos participantes, seguindo-se a entrega dos prémios aos vencedores.
Um dia de sol em Vieira do Minho muito bem passado num Museu (restauro de uma casa antiga) lindíssimo , onde foi construído o Auditório.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário