Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Concurso “Soletrar + Ciência”
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2017/04/281190 leram | 0 comentários | 209 gostam
O João Martinho do 7ºB ganhou o “Concurso “Soletrar + Ciência”, dirigido aos alunos do 3º ciclo, realizado a 28 de abril, pelas 14.00 horas, na biblioteca da escola, numa final renhida com a Lara Guimarães do 8ºC e ficou em 4º lugar, em Guimarães.
Este concurso tem como objetivos aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos.
Como o próprio nome indica, cada candidato tinha de soletrar uma palavra (conceito científico) selecionado pelos professores de Ciências Naturais e de Físico-Química do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, realizando-se o concurso por eliminatórias até se chegar ao vencedor que estará presente no concurso, a nível concelhio, em Guimarães em local ainda a decidir.
A bibliotecária da escola, professora Teresa Castelo Branco, promoveu o concurso e a professora Teresa Portal foi a leitora que lançava as palavras a concurso. Fizeram parte do júri: José Fonseca (coordenador do departamento de MCE), Mário Rodrigues (diretor do AET) e Dores Barros que cronometrou a soletração.
Responderam ao convite de Einstein para o grrrrandioso concurrrrso de soletrrrração “S-o-l-e-t-r-a-r—C-i-ê-n-c-i-a”- dezoito alunos, dos quais nove eram do 7ºano, seis do 8º anoe três do 9ºano.
Um concurso diferente para os nossos alunos a quem a soletração é um exercício estranho e em que as falhas se situaram marcadamente ao nível da acentuação e da falta de concentração.

No dia 15 de maio, realizou-se a final no Centro de Ciência Viva com várias atividades. Os alunos assistiram a diversas atividades ligadas à ciência que este espaço promove. Perto do meio-dia começou a prova, onde os finalistas de cada escola se esforçaram por soletrar corretamente e o mais rápido possível as palavras a concurso disputando a finalíssima.
O João Martinho Classificou-se em 4º lugar.
Antes do início da prova final, houve uma atividade que interligou ciência e leitura. Alunos da plateia foram convidados a participar em duas experiências científicas ligadas a contos lidos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe