Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Leonel Vieira e Alexandre Reis apresentam livro
Por Sérgio Ribeiro da Silva (Leitor do Jornal), em 2017/03/21805 leram | 0 comentários | 261 gostam
No passado dia 13 de março, pelas 15h, na BE, o autor Leonel Vieira, professor de matemática, e o ilustrador Alexandre Reis, professor de EV, apresentaram o livro “O grão defensor do sinal de igual”.
Os alunos do projeto da Biblioteca (Sérgio, Edna, Magda, Luana, Carolina e Leonor do 6ºC), apresentaram os dois autores à assistência composta pelas turmas do 5ºD, E e F e pelos respetivos professores.
Este livro fala-nos de um menino chamado Rui, que maltratava o sinal de igual. Então, fala-nos da importância do sinal de igual, tendo o Rui conquistado o título de Grão Defensor do Sinal de Igual, graças a uns amigos muito especiais: borracha e o lápis, que emendavam os seus erros, durante a noite.
Leonel começou por nos dizer que o sinal de igual surgiu em 1557, sendo inventado pelo matemático galês Robert Recorde. Numa atividade interativa, desafiou os alunos a calcularem algumas operações, tendo ensinado regras operatórias.
Alexandre ensinou quais os processos e materiais de desenho necessários para ilustrar um livro. Depois, começou a desenhar, fazendo-nos perceber que a matemática também está presente nos desenhos. Mostrou-nos, ainda, a sua mesa gráfica, uma espécie de Ipad, que ligado ao computador, prepara os desenhos para serem enviados ao autor. Indicou, de seguida, os passos pós-desenho para a ilustração (discussão com o autor, impressão, e por fim, impressão efetiva).
Foi uma sessão muito interessante e divertida.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe