Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

A nossa escola foi à RoboParty na UMinho
Por José Fonseca (Professor), em 2017/03/19267 leram | 0 comentários | 89 gostam
Cinco alunos do Clube de Robótica e os professores de TIC formaram duas das 121 equipas que participaram na 11ª edição da RoboParty que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de março de 2017, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho de Guimarães.
Os alunos Carlos Ribeiro (8G), Letícia Fonseca (9B), André Machado (7F), Rodrigo Araújo (7D) e Diana Mendes (7F) fizeram parte das equipas lideradas pelos professores de TIC Carlos Silva e André Borges participaram na 11ª edição da RoboParty (www.roboparty.org), que decorreu nos dias 2, 3 e 4 de março de 2017, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho de Guimarães.
As tarefas consistiam em montar e programar um robô com o objetivo de participar, de forma autónoma, nas três provas propostas: obstáculos, seguimento de linha e dança. Deve ser salientado que as provas não tinham espirito competitivo, mas sim pedagógico privilegiando a aprendizagem e autonomia dos alunos. O evento funcionou 24h/dia sendo possível pernoitar no pavilhão em sacos cama (não foi o nosso caso). Durante o evento foram ministradas pequenas formações tornando a tarefa da construção e programação do robô bastante acessível e ao mesmo tempo divertida.
Assim, no primeiro dia, quinta-feira, foi dada uma curta formação (para aprenderem a dar os primeiros passos em eletrónica, programação de robôs, e construção mecânica), depois foram entregues os dois KITs robóticos “BotNRoll ONE A”, que tiveram de ser montados pelas equipas; os professores também deram uma ajudinha :).
O segundo dia, sexta-feira, foi dedicado à programação dos robôs para participar nas provas. Da parte de tarde já puderam participar na prova de obstáculos. Correu muito bem pois os robôs completaram a prova em cerca de 18 segundos.
No sábado de manhã, houve a prova de seguimento de linha (os robôs têm que percorrer duas voltas num circuito fechado, seguindo uma linha preta num fundo branco, no menor tempo possível) e onde os nossos robôs fizeram tempos de 41 segundos. De tarde houve a prova de dança em que grupos de equipas de cada mesa têm de elaborar uma coreografia de dança, escolher uma música e enfeitar os robôs. Nesta fase, os alunos tiveram apenas alguma ajuda na parte de enfeitar os robôs tendo o resto ficado a cargo deles. As nossas duas equipas juntamente com a outra equipa da nossa mesa que veio da escola Básica Professor Gonçalo Sampaio da Póvoa de Lanhoso contribuiu assim para o espetáculo final que foi pautado por muita criatividade das equipas e muita diversão à mistura.
No final, os alunos e os professores estavam cansados mas muito felizes e o melhor foi que o clube de robótica ficou com mais dois robôs. Se os quiseres ver em ação podes aparecer na sala de TIC2 nas 2ªF das 14h00 às 14h45 e às 5ªF das 13h30 às 14h45.
O professor Carlos e o professor André já estão a dinamizar o clube de robótica desde o 1º período. Se te interessas por estes assuntos da robótica aparece . Podes também ver o que por lá se passa na página do Facebook do clube: https://www.facebook.com/cluberobotaipas.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário