Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Ação de formação sobre TABACO para o 7º ano
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2017/03/161700 leram | 0 comentários | 945 gostam
A 6 de março, as enfermeiras da UCC Sol Invictus percorreram as turmas do 7ºano para lhes falarem sobre TABACO.
Os alunos ouviram falar sobre os malefícios do tabaco e constataram que os números se tornam assustadores- há 1100 milhões de fumadores no mundo, ou seja, cerca de 1/3 da população mundial, com mais de 15 anos, fuma.
O mais importante é que o jovem não se deixe tentar pelo vício, porque das cerca de três mil substâncias nocivas que o cigarro contém, a nicotina é que fomenta o vício.
O que pode fomentar o vício? A mais grave é a pressão do grupo, pois o jovem deixa-se levar na ânsia de ser aceite pelo grupo.
Razões para deixar de fumar? Há muitas e uma delas prende-se logo, à partida, com a questão monetária. Onde está a crise financeira? Fuma-se e não se come? Outras razões envolvidas: melhor saúde e qualidade de vida, receio de uma doença (e há tantas!) causada pelo tabaco, dar o exemplo, aprovação familiar e social, autodisciplina, respeito pelos direitos dos não fumadores.
É necessário que os jovens se mentalizem de que a escolha é deles, que só se tornarão dependentes se quiserem e que têm de aprender a dizer e digam firmemente NÃO, NÃO QUERO FUMAR- NÃO, EU NÃO SOU FUMADOR.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe