Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Sessão Distrital do Parlamento Jovem para o Básico
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2017/02/28893 leram | 0 comentários | 322 gostam
A sessão distrital do Parlamento Jovem para o Básico “40 Anos da Constituição- Tens um palavra a dizer!” ocorreu no dia 20 de fevereiro, no IPDJ em Braga. Representaram a escola o Nelson e a Maria Francisca do 9ºC e a Leonor do 9ºB,...
esta última vice-presidente da mesa da Assembleia Distrital e foram acompanhados pelo prof Vítor Laranjo.
Fizeram parte da mesa: presidente- Maria José Galão da Escola Básica da Nascente do Este- Gualtar- Braga (9ºano), vice-presidente- Leonor Silva da Escola Básica das Taipas (9ºano) e secretário- Gonçalo Roriz do Colégio João Paulo II (7ºano).
O dia foi muito bem planeado, organizado, dinamizado e jovens adolescentes de varias escolas do distrito de Braga interagiram com formas muito variadas de encarar este projeto.
Durante a manha, os alunos puderam fazer perguntas ao deputado Emídio Guerreiro e fizeram a apresentação de todas as recomendações das 49 escolas participantes, onde os alunos dispunham de 3 minutos para a apresentação dos projetos e debate com perguntas e respostas, caso desejassem e ainda tivessem tempo.
O almoço decorreu na Escola Sá de Miranda, perto do IPDJ.
De tarde, retomaram a sessão e fizeram a votação na generalidade que serviu de base para o debate na especialidade. De seguida organizaram-se grupos e discutiram-se alterações para o projeto base que depois também foram votadas por todas as escolas. As propostas de alteração podiam ser de 3 tipos: eliminação (cortar uma medida do texto base), alteração de redação (modificar uma expressão ou propor a combinação de uma medida do texto base com outra medida que constasse num dos projetos em debate) ou aditamento (acrescentar mais uma medida ao texto base).
Depois elegeram-se as escolas e os deputados à Sessão Nacional. Por último, elegeu-se o Porta-Voz do Círculo Eleitoral de Braga.
Foi um dia muito cansativo mas muito enriquecedor para todos, tanto para os que guiaram os trabalhos como para os deputados.
Os alunos trouxeram memórias e fizeram amigos! Foi um dia diferente, uma experiência a repetir…

                                       Leonor Silva- Vice-presidente da mesa


NOTA: nas duas últimas fotos estão os deputados da escola:a Leonor, a Maria
Francisca e o Nelson.


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe