Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Declaração dos Direitos Humanos
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/12/05245 leram | 0 comentários | 95 gostam
A atividade “Declaração dos Direitos Humanos – 10 dezembro 1948” enquadrou-se na temática “Contrastes de Desenvolvimento Humano” (módulo III - Geografia - curso Vocacional do biénio 2015-2017).
Ao celebrar-se no dia dez de Dezembro a proclamação dos Direitos do Homem, mostrou-se pertinente abordar o assunto nas aulas de Geografia e, a partir dele, desenvolver um trabalho colaborativo entre todos os alunos, de forma a que estes entendessem o conceito de DESENVOLVIMENTO HUMANO, como um estado evoluído de qualquer sociedade que tenha como fundamentos a liberdade, a justiça e a paz.
Segundo Eduardo Galeano, “Devemos tomar consciência que os direitos da natureza e os direitos humanos, são dois nomes da mesma dignidade. E qualquer contradição é artificial”, ora partindo do princípio de que educar é muito mais do que ensinar, esta atividade teve um cariz educativo e integrador. De realçar, a participação, o interesse e empenho dos discentes na construção da sua “educação”.
Julgo não estar longe da verdade, ao afirmar que a atividade em causa, permitiu que este grupo específico de alunos levasse da escola um pouco mais… Ao tomar consciência dos Direitos do Homem, das desigualdades mundiais, das injustiças vividas por muitos seres humanos, a turma VOC do 9º ano, cresceu. Tomar consciência pode ter significado a motivação para trabalhar e o ponto de partida para agir enquanto cidadãos responsáveis numa sociedade que se quer livre, justa e de paz.
A professora de Geografia,
Joana Matos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário