Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Estudo- Desperdício alimentar na cantina da escola
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/11/17944 leram | 0 comentários | 294 gostam
Nos dias 14, 17 e 18 de Outubro alguns alunos das turmas 8ºA, 8ºB, 9ºE e VOC, participaram num estudo sobre “Desperdício alimentar na cantina da escola”, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação.
Na sala de aula, este dia foi assinalado com a visualização de vídeos sobre a temática durante essa semana de aulas. No sétimo ano, foi explorado um vídeo sobre “Alimentação saudável – comer bem ao longo da vida”; no oitavo ano, um vídeo sobre “Desperdício alimentar" e no nono ano, um vídeo sobre “Obesidade infantil” e outro sobre conselhos de “Alimentação equilibrada”. A projeção destes vídeos foi seguida de debate.
Nos dias 14, 17 e 18 de Outubro alguns alunos das turmas 8ºA, 8ºB, 9ºE e VOC, participaram num estudo sobre “Desperdício alimentar na cantina da escola”, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação e promovido pelo subdepartamento de Ciências Naturais (3º ciclo) em articulação com o Programa Eco-escolas e o PES. Para esse efeito, os alunos envolvidos registaram, numa grelha criada para o efeito, a percentagem desperdiçada na refeição (prato principal) no ato de entrega dos tabuleiros no refeitório da escola. De um modo geral, regista-se uma melhoria nos resultados, quando comparados com os obtidos no ano anterior.
Assim sendo, das 791 refeições servidas nestes dias, 512 (64,7%) não tiveram qualquer desperdício; em 146 (18,5%), houve cerca de 25% de desperdícios; em 80 (10,1%), houve entre 25 e 50% de desperdício da refeição; em 34 (4,3%), os jovens desperdiçaram entre 50 e 75% da refeição; em 19 (2,4%), o desperdício ultrapassou os 75%.
É necessário que os jovens interiorizem que devem apenas levar o que sabem que podem comer e, acima de tudo, que pensem nos que passam fome quando devolvem os tabuleiros com os pratos cheios de comida e a sopa por comer.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe