Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Receção aos alunos
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/09/201355 leram | 0 comentários | 293 gostam
No AET, o no ano escolar aconteceu, no dia 14 de setembro, de manhã, pelas 9.30h, com a receção às crianças que vão frequentar pela 1ª vez o pré-escolar, os alunos do 1º ciclo e os alunos do 5ºano...
e, de tarde, os restantes anos de escolaridade receberam as boas-vindas, pelas 14.30h (6º e 7º anos) e pelas 15.30h (8º e 9ºanos).
Na Escola Básica das Taipas, alunos do 3º ciclo apadrinharam os novos colegas. Os alunos receberam-nos e encaminharam-nos, na devida altura, para o Polivalente, onde já estavam os pais/ encarregados de educação. Também aí se foram colocar, em local de destaque, os 41 alunos distinguidos com o Quadro de Mérito (9 do 5ºano, 8 do 6º ano, 12 do 7º ano, 3 do 8º ano e 9 do 9ºano) e os de Mérito Desportivo - as equipas de voleibol feminino Iniciadas-campeãs e as Infantis- vice-campeãs da CLDE de Braga e o aluno que se distinguiu no badminton.
O Diretor do Agrupamento começou por dar as boas vindas aos novos alunos, tendo apresentado a escola e assinalando as diferenças que vão experimentar nesta escola e o que deles se espera, incentivando-os a inscreverem-se nos clubes e projetos à sua disposição ao mostrar-lhes que os alunos de quadro de mérito pertenciam na sua maioria a esses clubes.
Depois foi feita a entrega de certificado de mérito aos alunos atrás mencionados e uma oferta simbólica personalizada (um pisa-papéis em vidro com o nome e turma e o logótipo do agrupamento). O José Pedro Marques do “9ºC” falou em nome destes alunos lendo uma mensagem que já trazia delineada: “Caras alunas e alunos, Um novo ciclo escolar inicia-se perante os vossos olhos sem vos dar grande hipótese de escolha. É, ainda assim, vossa escolha tomá-lo como vosso. Agarrem-no com tudo o que têm, lutem por ele, e o sucesso será garantido. Façam-no, no entanto, de forma distinta: não pelos vossos pais, pelos vossos amigos ou até pelos vossos professores, mas por vocês, pela chama dentro de cada um de vós que tende a acender quando vocês decidem que isso aconteça. Não se contentem com a igualdade, mas sim com a diversidade, a diferença! Saiam da caixa que outros tantos, ignorantes, teimam em construir à vossa volta. Sejam vocês mesmos! Estudem, mas acima de tudo, aproveitem para mostrar quem são. E o que será isso? Cabe a cada um de vós descobrir.”
Depois da cerimónia no polivalente, as turmas dirigiram-se para uma sala com o seu diretor de turma e aí receberam as primeiras informações sobre o funcionamento da escola: um livrinho com os direitos e deveres do aluno, os serviços, a calendarização das atividades, o horário... No fim, fizeram um breve circuito pela escola. Entretanto, no polivalente, os pais ouviam e viam um PPT dando algumas informações sobre as linhas gerais e os eixos prioritários do projeto educativo, bem como sobre a organização do estabelecimento de ensino que, como salientou, em princípio entrará em obras em dezembro. Falou ainda sobre as linhas orientadoras do currículo e dos projetos da escola, o Plano Anual de Atividades, o Regulamento Interno e os direitos e deveres dos alunos alertando-os para o estatuto do aluno, para as regras que devem ser cumpridas e para a necessidade dos pais vigiarem os filhos desde o primeiro dia não se abstendo das suas funções.
A enfermeira Elizabeth Melo da UCC Sol Invictus, nossa parceira no Projeto de Educação para a Saúde, fez uma sensibilização aos pais para a higiene pessoal (alerta para os piolhos) e para a higiene corporal, chamando a atenção para a necessidade do banho após as aulas de Educação Física. Referiu ainda que o AET aposta na higiene oral que os alunos poderiam continuar a fazer nesta escola, se trouxerem com eles o kit pessoal, e disse que os alunos nascidos em 2003, 2006 e 2009 vão receber um cheque-dentista através da escola. Avisou ainda os pais para a necessidade dos lanches saudáveis, pelo que deveriam estar atentos ao que incluem na mochila dos seus filhos, uma vez que a escola, tanto na máquina como no bar só vende alimentos saudáveis.
Deu-se por encerrada a receção e os pais aguardaram pelos filhos que chegaram logo depois.
Um bom ano escolar para todos!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe