Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Formação no Programa PRESSE
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/08/02922 leram | 1 comentários | 295 gostam
Entre os dias 27 de junho e 8 de julho, decorreu na EB das Taipas uma ação de formação de professores sobre o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, com 29 formandos (28 do AET) dos 1º, 2º e 3º ciclos.
É objetivo da escola a formação de cidadãos livres, responsáveis e autónomos, capazes de lidarem de forma natural com vários aspetos relacionados com a sua existência enquanto pessoa e é através dos processos educativos que muitas destas competências se adquirem.
A Educação Sexual é uma das componentes desse mesmo processo, tornando-se evidente a importância de promover abordagens estruturadas, sistemáticas e continuadas no quotidiano escolar.
Muitos são os docentes que manifestam vontade em trabalhar em meio escolar esta temática, de forma a haver menos dúvidas, menos omissões e silêncios, num domínio tão importante na construção da identidade de cada um, em anos tão decisivos, como são os primeiros anos da vida escolar. Mas nem só de vontades se garante eficácia das intervenções. É importante garantir confiança, competência e segurança em quem anima e intervém. É, pois, imprescindível facultar aos professores os meios informativos, metodológicos e os recursos pedagógicos, de modo a assegurar qualidade e preparação adequadas.
Esta formação de professores teve como finalidades: dotar os professores de competências relacionadas com as temáticas da Educação Sexual; formá-los para o desenvolvimento saudável da sexualidade e para a implementação do programa PRESSE; apoiá-los na implementação de um programa que visa a aquisição de competências e a promoção de valores fundamentais à vivência da sexualidade de forma responsável; promover a Educação Sexual através do PRESSE nos 1º, 2º e 3º Ciclos para que os alunos de uma forma estruturada e sustentada aumentem conhecimentos e adquiram competências, atitudes e comportamentos adequados face a uma sexualidade saudável; formar Professores Titulares/ Diretores de Turma para apoiar na informação aos Encarregados de Educação.


Comentários
Por Zizi Pimentel (Leitora do Jornal), em 2016/08/08
OI PESSOAL PASSEI POR AQUI PRA LER MAIS UM ARTIGO DE VCS ADOREI

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe