Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Jantar de Fim de Ano
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/07/30286 leram | 0 comentários | 102 gostam
O convívio final de encerramento do ano letivo, com cerca de oitenta convivas, ocorreu a 8 de julho, ao ar livre, na parte de trás da Escola Básica das Taipas.
Respirou-se camaradagem, confraternização e alegria tendo estado presentes juntas de freguesia (compareceram Taipas, Longos Sta Cristina e S.Martinho), associações de pais (EB Charneca, EB Pinheiral) e as enfermeiras da UCC Sol Invictus. Este ano letivo não houve aposentações.
Depois da refeição, o diretor fez uma espécie de balanço do ano findo e agradeceu e dedicação e o empenho a todos quantos trabalham com o agrupamento desde a Câmara, às juntas de freguesia e associações de pais pela ajuda prestada, sendo parceiros importantes na tarefa educativa, a presença dos outros atores educativos (pessoal docente e não docente) que, apesar dos obstáculos e dificuldades crescentes, da austeridade e das mudanças legislativas marcaram presença. E fez um agradecimento muito especial às associações de pais pela sua mobilização face ao impasse em que se encontram “as obras da EB23” reforçando o poder parental como sendo capaz de resolver problemas que a escola não consegue. Mais uma vez, manifestou o reconhecimento do AET à empresa Herdmar na pessoa do seu representante, o senhor Mário Marques, e ao senhor Domingos Maia (o professor Maia, como lhe chamam os alunos) que permitiram que a área das cutelarias do Curso Vocacional continuasse a ter grande sucesso entre os alunos. Aludiu ao PAA, ambicioso mas que foi cumprido na sua totalidade, privilegiando, como era dever e obrigação, as atividades que envolveram parcerias: saúde (equipa da saúde escolar- UCC Sol Invictus), segurança (Escola Segura), ambiente, BE, desporto escolar (excelente desempenho em voleibol feminino, no gira vólei e no rope skipping), clube de jornalismo (com vida online) pelo envolvimento dos alunos e divulgação do AET, pelos prémios recebidos ao longo do ano. De mencionar os mecanismos de autoavaliação através do Observatório de Qualidade e o plano de formação para pessoal docente e não docente.
E agradeceu a todo o pessoal docente, aos coordenadores de departamento, aos subcoordenadores, aos coordenadores de escola, aos DT e respetivos coordenadores, aos coordenadores dos diversos projetos o esforço, empenho e dedicação que tornaram possíveis estas realizações, bem como ao pessoal não docente pela disponibilidade permanente, reconhecendo–os como elementos importantes na vida da escola.
Deixou ainda uma palavra de apreço e de agradecimento à equipa que trabalhou na direção: a Teresa Portal, a Maria Augusta, o José Maria e a Rosa.
Outro aspeto muito positivo que também realçou foram os resultados escolares dos alunos. Sendo esta a tarefa mais nobre dos professores e das escolas, foi motivo de grande satisfação e orgulho chegar ao final do ano letivo e ter, num universo de mais de 1400 alunos do ensino básico, dos 1º ao 9ºano, uma das maiores taxas de sucesso do país com a aprovação de 97% dos alunos e com os ótimos resultados dos alunos do 9ºano nas provas finais com 57% a Português, igualando a média nacional, e com 55% a Matemática, superando em 8% a média nacional.
O jantar acabou com o tradicional cafezinho e num ambiente de sã camaradagem.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário