Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

Jogos Florais “Pé ante pé acarinho o planeta-2016"
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/06/07639 leram | 0 comentários | 305 gostam
A 15ª edição dos Jogos Florais, sob o tema “ Pé ante pé acarinho o planeta", decorreu, no Agrupamento de Escolas das Taipas, de janeiro a maio de 2016 e a entrega dos prémios dos Contos e Ensaios foi a 19 de maio.
A exposição dos trabalhos selecionados fez-se na entrada principal da escola-sede e esteve patente desde o dia 16 de maio até ao Dia do Agrupamento -4 de junho 2016.
Houve várias modalidades:
-Texto Coletivo “Quero salvar a Terra”-1ºciclo. O texto (um por turma) que focou a visão que os jovens têm do mundo atual e o que pretendiam fazer para salvar a Terra. Só a Escola da Charneca fez um PPT com todos os trabalhos, que esteve exposto.
-Ilustração «Pé ante pé acarinho o planeta» - 1ºciclo e Educação Especial. O tema para a ilustração apontava para a escola multicultural. O mundo não é apenas o nosso cantinho, a nossa casa. Esta modalidade para os alunos do pré-escolar, 1º ciclo e alunos da EE reuniu, como de costume belos trabalhos coletivos e tridimensionais do pré-escolar. A ilustração utilizando técnicas variadas e mistas- colagens, pintura, materiais recicláveis foi bastante concorrida e os pequenos artistas primaram pelos trabalhos apresentados.
-Conto “Encontro com uma sementinha” para os 1º e 2º ciclos. O 1º ciclo apresentou textos coletivos. No 2º ciclo, textos individuais. Foram premiados os alunos: Ana Beatriz Cunha (6ºB- 1º lugar), Edgar Leite (6ºE- 2º lugar) e Afonso Ribeiro (6ºB- 3º lugar). Estes e outros trabalhos apresentados a concurso mostraram o bom trabalho realizado a língua portuguesa, nomeadamente no que respeita ao texto narrativo.
-Ensaio “E se a camada de ozono deixar de existir?” para o 3º ciclo. 1º lugar- Leonor Monteiro Silva do 8ºB (1ºlugar), José Pedro Marques do 9ºC (2ºlugar) e Margarida Araújo do 7ºF (3º lugar). Havia muitos outros ensaios que mostraram que o Português está a ser trabalhado muito seriamente na escola.
-Concurso de trabalhos subordinados ao tema “Os 3Rs no dia a dia”- utilizando a Metodologia de Projeto, o subdepartamento CN2MAT2 reuniu o tema da biodiversidade de CN com os sólidos geométricos de MAT e propôs a utilização de materiais recicláveis. Os trabalhos estiveram patentes no polivalente em maio e depois foram expostos na sala 5 no Dia do Agrupamento.
-O Concurso de espantalhos (EV/ ET dos 5º e 6º anos e ET do 7ºano) juntou alguns belos exemplares expostos no jardim da escola e depois transportados para a Horta Pedagógica de Guimarães, no dia 2 de junho, para o Concurso promovido pela Câmara Municipal.
Este ano, para além dos Certificados de Participação, os alunos premiados nos ensaios e contos receberam troféus.
Esta atividade, que se realiza desde a constituição do AET, tem eco na comunidade escolar e não só, pois a exposição (também aberta no Dia do Agrupamento) patenteou quanto de bom se faz e fez nas escolas que o constituem e os alunos adoraram ver os seus trabalhos expostos e participar em atividades diferentes.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário