Os Pequenos Jornalistas
Pesquisa

VII edição do Centurium-Torneio de Jogos Romanos
Por Maria Teresa Portal Oliveira (Professora), em 2016/05/30451 leram | 0 comentários | 171 gostam
Durante o mês de maio, realizou-se, na nossa escola, a última etapa do apuramento para a final dos Jogos Romanos de Tabuleiro, com a participação de alunos das turmas de 7º ano e a turma G do 8ºano.
Nos, qui vidimus vos ludere, Saudete! -“Nós, que vos vimos jogar, saudamos-vos!”
  Em Braga, no dia 27 de maio, a grande final foi disputada por 214 alunos de 37 escolas, no Museu D. Diogo de Sousa, tendo participado nos jogos oito alunos da nossa escola.
  Enquanto os finalistas se defrontavam nos jogos do “Soldado”, “Moinho” e “Tabula”, no anfiteatro contíguo, as claques assistiam em direto, torciam pelos seus colegas e comentavam as jogadas mais arriscadas, enquanto no palco figurantes e artistas animavam as claques com as suas performances, não deixando adormecer os que vieram de longe até à bimilenária Bracara Augusta.
   O reconhecimento e o louvor aos vitoriosos foi patente na animada cerimónia de entrega de prémios, precedida de um cortejo que se deslocou pelo centro histórico de Braga, ladeados de plebeus e patrícios em ambiente de grande festa. Todos os vencedores foram chamados ao palco montado no recinto do Largo de S. João do Souto e entregues os prémios aos quatro primeiros classificados de cada jogo, rodeados de uma enorme moldura humana que os saudava.
   A classificação obtida pelos nossos alunos foi:
José Barbosa, do 7ºC, 1º lugar no jogo do Moinho; Simão Ribeiro, do 7ºC, 3º lugar no jogo do Moinho; Joana Cunha, do 7ºC, 2º lugar no jogo da Tabula e Carlos Castro, do 7ºE, 4º lugar no jogo do Soldado.
    Parabéns, pois foram verdadeiros guerreiros e merecedores das maiores honras que lhes foram prestadas.
  Cumprimos os objetivos que nos propusemos de envolver sempre novos alunos e encarregados de educação neste projeto, de salutar convivência, desafio ao raciocínio e de engenho estratégico. Com uma longa história de participações vitoriosas desde a segunda edição do torneio, os alunos continuam a demonstrar gosto e empenho na representação da sua escola. Esse é sempre o maior desejo de cada um, por isso, o jogo estimula aqui também a competitividade saudável entre os alunos e isso tem sido uma mais-valia para todos.
    Rosário Abrantes e Maria Oliveira foram as professoras de História responsáveis pela realização desta atividade.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe